Análises

Bem vindo torcedor ao Scout Mancuniano, aquí vamos trazer uma análise detalhada sobre jovens promessas do futebol europeu que podem entrar no radar de contratações do nosso amado Manchester United.

E como o nosso segundo escolhido teremos o excelente meio campista italiano Sandro Tonali que é o principal destaque do Brescia na Serie A TIM e já convocado por Roberto Mancini para defender a seleção italiana. Com 19 anos e 1,81 de altura o garoto tem qualidade técnica e porte físico o bastante para jogar futuramente na Premier League.

O meio campo do Manchester United vive um período de contestações e incertezas, a incerteza é pelo futuro do astro Paul Pogba, e as contestações atendem pelos nomes de Nemanja Matic, Andreas Pereira e Fred ( que vem jogando bem e mostrando evolução ). Talvez hoje o único nome certo nesse meio seja o de Scott McTominay, então por tudo isso a chegada de um reforço para este setor do meio campo defensivo e construtor seria ótimo.

E o melhor de tudo é que Sandro Tonali parece ser um nome perfeito para fazer o trabalho de marcação, retenção da posse de bola e construção do jogo no setor. Aos 19 anos e mesmo jogando no vice lanterna, Tonali consegue desempenhar com maestria e chamando a atenção de todos a sua volta. Seus números de desarmes, interceptações e cortes são bons e o principal vem depois disso com a ótima qualidade no passe tanto lateral, quanto vertical e também longo, se mostrando um exímio distribuidor de bola e também muito intenso e ativo para ser uma opção de passe, domina o meio campo com classe e muita raça.

Por suas características, Tonali é constantemente comparado ao meio campista Andrea Pirlo, e por outras vezes também comparado com Gennaro Gattuso e Danielle De Rossi e quando questionado sobre as comparações ele disse: “É difícil escolher um desses campeões. Talvez uma mistura de todos eles seria perfeito! Eu acho que há similaridades com Pirlo de certo modo, mas eu jogo com muita intensidade, então talvez seja mais Gattuso”.

Só por esse breve resumo tenho a impressão que deu água na boca de tamanha vontade de tê-lo no Manchester United não é? Então o que vou te mostrar agora vai te impressionar muito mais. Diferente da maioria dos nossos meio campista atuais, Tonali pisa praticamente em todas as partes do campo entre as intermediárias defensiva e ofensiva, é um meio campista que destrói, constrói e avança com qualidade, criando oportunidades de gol para seus companheiros, veja abaixo o seu mapa de calor:

 

Mapa de calor de Sandro Tonali pelo Brescia
Fonte: Sofascore

Perceba como o garoto se movimenta bem em boa parte do meio campo ofensivo e defensivo, e é sempre bom lembrar que com muita qualidade no passe, principalmente o passe longo que cria oportunidades de gol.

time Sub-17 do Brescia e nas seleções de base, logo aos 17 anos passou a integrar o time profissional e chamou a atenção dos Scout’s de toda a Itália e Europa mesmo jogando na segunda divisão. Hoje na primeira divisão italiana é bem provável que o seu destino rumo a um dos grandes times da Europa parece ser inevitável diante de tanto destaque.

Ele já demonstrou nesse início de temporada toda sua qualidade, e diante de tudo isso podemos cravar que num futuro próximo seria uma grande reforço para o nosso meio campo que está carente de jogadores que consigam defender e construir.

Você que vê regularmente os jogos do United na era Ole Gunnar Solskjaer sabe bem do que falamos, em jogos grandes essa necessidade fica menos evidente, mas quando temos a responsabilidade de criar e comandar as ações da partida contra times de menor poderio, sofremos bastante com a falta de um meio campista como Sandro Tonali.

Claro que sabemos que no mercado de transferências o United sempre é usado como estratégia de venda de jornais ou caça cliques em sites colocando 200 jogadores como possíveis reforços, mas o nosso projeto aqui não se trata de especulação, e sim de trazer a discussão sobre jogadores promissores em posições carentes no atual elenco, e não há mais duvidas de que o meio campo tem uma grande carência.

Mas agora caro torcedor, queremos saber sua opinião: Já conhecia Sandro Tonali? Gostou de conhecer um pouco dele? Seria um bom reforço para o Manchester United? Qual seria o valor aceitável?

Comentários