Análises

Bem vindo torcedor ao Scout Mancuniano, aquí vamos trazer uma análise detalhada sobre jovens promessas do futebol europeu que podem entrar no radar de contratações do nosso amado Manchester United.

Como primeiro nome escolhido para isso, escolhemos o jovem norueguês Erling Braut Håland, atacante e artilheiro do Red Bull Salzburg que vem se destacando pelo excelente faro de gol neste início de temporada.

Mas para falar de Håland podemos falar também do nosso atual treinador, o também norueguês Ole Gunnar Solskjaer que foi jogador e ídolo do United por mais de uma década e após encerrar sua carreira virou treinador do Molde e lá mesmo veio a conhecer o jovem Håland aos 16 anos, ainda muito cru mas bastante talentoso.

Håland foi revelado pelo modesto Bryne e chegou ao Molde na primeira divisão norueguesa em Janeiro de 2017, quando veio a conhecer o atual treinador do United. Pelo clube norueguês o jovem teve ótima média de gols, marcando 20 vezes em 50 jogos e isso tendo apenas 17 anos.

Ole Gunnar Solskjaer junto de Erling Braut Håland nos tempos de Molde na Noruega
Foto: Divulgação Molde FK

Com tanto destaque chamou atenção de olheiros do próprio Manchester United mas acabou se transferindo ao Red Bull Salzburg no verão de 2018. No primeiro ano pelo clube austríaco recebeu poucas oportunidades já que o artilheiro do time era Munas Dabbur, mas sua média mesmo com poucos jogos e minutos em campo já chamava atenção, 5 gols em 10 jogos na temporada 2018/19.

Mas o jovem atacante veio chamar atenção de verdade do mundo do futebol no último mês de Maio quando resolveu marcar 9 gols diante da seleção hondurenha na goleada da Noruega por 12 a 0 no Mundial Sub-20. Sim, ele marcou incríveis 9 gols em um único jogo e foi artilheiro isolado da competição.

Ao voltar para seu clube viu que o atacante Munas Dabbur foi vendido ao Sevilla e surgiu então sua grande oportunidade. Com apenas 19 anos começou marcando gols no campeonato austríaco e na Copa e não parava, então veio a estreia pela fase de grupos da UEFA Champions League diante do Genk.

Håland é um atacante de 1 metro e 94 centímetros e mesmo muito jovem mostrou ao mundo que tem muita frieza na hora de finalizar, foi assim que marcou 3 vezes em sua estreia na maior competição de clubes do mundo, e assim ganhou destaque em jornais de todas as partes do planeta. Alguns poderiam dizer que “contra o Genk é mais fácil”, porém o jovem artilheiro seguiu mostrando seu altíssimo faro de gol ao balançar as redes mais uma vez na competição, agora diante do Liverpool e na última rodada marcou duas vezes diante do Napoli, nessas duas partidas pode constatar seu valor enfrentando Virgil Van Dijk e Kalidou Koulibaly, dois dos melhores zagueiros da atualidade.

Erling Braut Håland comemora seu gol marcado em Anfield Road contra o Liverpool na Champions League.

Divulgação: RB Salzburg

Como já foi falado aqui, Håland tem um bom relacionamento com o nosso treinador e ambos já trocaram elogios pela mídia, inclusive na época de Molde o técnico Solskjaer elogiou muito o jovem atacante o comparando com o belga Romelu Lukaku.
O Manchester United já demonstrou interesse no passado e com tamanho destaque agora teria uma grande concorrência por sua contratação, mas poderia Ole ser un trunfo do United para atrair Håland?

Há também um outro ponto que merece ser ressaltado aqui, Erling Braut Háland é filho de Alf-Inge Håland e nasceu em Leeds quando seu pai atuava pelo clube inglês, por conta disso tem nacionalidade inglesa. Na Premier League há regras quanto ao limite de vagas para jogadores de outras nacionalidades e por ter nascido em solo inglês, Háland entraria para o grupo de “Homegrown”, jogadores nascidos no Reino Unido ou que foram revelados na base de clubes ingleses. Com o Brexit a porta, essas regras devem ser ainda mais rígidas, o que seria um ponto ainda mais positivo para sua contratação.

Atualmente o elenco tem grande carência ofensiva na falta de um artilheiro, e por tudo que foi dito antes aqui não podemos mais duvidar do potencial já palpável que Håland tem mostrado para ser artilheiro, e quem sabe vestindo a camisa do nosso United num futuro próximo.

Comentários