Colunas

Todos sabem que o Manchester United é um clube revelador desde seu princípio e nos seus períodos de grande auge conquistando várias taças, sempre pudemos ver alguns jovens que foram relevantes na história do clube e também na história do futebol inglês que deram no clube os seus primeiros passos, a tão aclamada “Class of 92” talvez seja o maior exemplo do êxito do United em revelar grandes jogadores.

Entre 2014 e 2017 alguns jovens até subiram para o time profissional após terem grande destaque na base mas poucos tiveram condições de mostrar todo o seu talento no time de cima, o principal deles foi Marcus Rashford que desde o primeiro jogo se destacou a ponto de não sair mais do time e ano após ano evoluir para se tornar uma dos melhores atacantes da Inglaterra e camisa 10 do time. De lá pra cá tivemos outros jovens estreando e se consolidando como Scott McTominay e Mason Greenwood, e vários outros que tiveram poucas oportunidades e andam emprestados atualmente.

Uma coisa é fato, não importa qual seja o treinador que esteja no comando do Manchester United pois tanto com Sir Alex Ferguson, David Moyes, Louis Van Gaal, José Mourinho ou Ole Gunnar Solskjaer sempre vai ter uma ou mais jovens para serem utilizado no time de cima, afinal de contas a Academia do United é uma das melhores da Europa e seu quadro de olheiros tem ano após ano provado seu valor, então vamos citar aqui alguns dos jovens que se destacam atualmente na base do clube. Obviamente aqui não citarei o jovem Amad Diallo pois se trata de uma contratação para o time principal mesmo sendo tão jovem.

SHOLA SHORETIRE – PONTA ESQUERDA – 17 ANOS

Muito embora ainda tenha idade para atuar no Sub-18, esse jovem atacante nascido em Newcastle com origem nigeriana se destacou o bastante para que aos 17 anos já fosse titular do Sub-23 do Manchester United. Talvez se trate do maior talento disponível dessa base atual, trata-se de um ponta esquerda que tem como grandes atributos o drible e velocidade para construir jogadas ofensivas pelo lado, mas não só isso, ele também consegue ter uma boa tomada de decisão no terço final, seja dando assistências ou finalizando para o gol. Nesta temporada ele marcou 6 gols e deu 3 assistências em 14 jogos pela Premier League 2.

HANNIBAL MEJBRI – MEIA CAMPISTA OFENSIVO – 18 ANOS

Hannibal Mejbri e Shola Shoretire chegando ao centro de treinamento.
Foto: Divulgação Man United

Aqui podemos começar a levantar nomes prospectados por nossos olheiros, Hannibal Mejbri é um jovem meio campista francês com origem tunisiana que vinha se destacando na base do Monaco e foi contratado pelo Manchester United aos 16 anos por 10 milhões de euros. Logo que chegou já conseguiu ter algum destaque no Sub-18 e já na temporada passada foi alçado ao time Sub-23 onde até aqui atuou 23 vezes, tendo marcado 4 gols e contribuído com 10 assistências. Sua principal qualidade é como criador de jogadas ofensivas, possui muita qualidade e técnica no passe conseguindo sempre criar chances claras de gols para seus companheiros, se destaca também pela tranquilidade que dita o ritmo do jogo no meio campo mesmo quando sob pressão.

ANTHONY ELANGA – ATACANTE – 18 ANOS

Elanga é um jovem sueco com origem camaronesa que se destaca pela polivalência ofensiva, atua mais como ponta esquerda mas já cumpriu funções mais aberto pela direita ou centralizado no ataque, na base do clube tem 55 partidas no total contando todas as competições desde o Sub-18, tendo marcado 18 gols e distribuiu 12 assistências. Ele também se destaca pela alta contribuição em chances claras de gol, seja com ele criando as jogadas pelo lado ou aparecendo para finalizar, sem dúvidas é um jovem que merece observação.

ARNAU PUIGMAL – MEIA CENTRAL – 20 ANOS

Jovem meio campista espanhol que foi contratado em 2017 junto ao Espanyol aos 16 anos, trata-se de uma joia a ser lapidada mas já com bons atributos para o que um treinador como Solskjaer espera de um meio campista, Puigmal destaca-se mais atuando como meia central tendo boa chegada no ataque, mas também já atuou mais aberto no meio campo, um pouco mais recuado e até na lateral direita em alguns jogos. Desde que chegou ao clube soma 64 partidas com 14 gols marcados e 9 assistências. Sem dúvida futuramente deve ser chamado para treinar com o time principal.

ÁLVARO FERNANDEZ – LATERAL ESQUERDO – 17 ANOS

O jovem lateral espanhol chegou recentemente do Real Madrid a custo zero após não assinar contrato profissional com o clube madrilenho, e mesmo com o pouco tempo de clube já tem se destacado muito. Trata-se de um lateral com forte apoio pelo lado que mostra muita qualidade no passe, já contribuiu com 4 assistências na temporada atuando pelo time Sub-23, além disso tem uma estatura avantajada para um lateral, o que pode ser muito útil futuramente no time principal.

JOE HUGIL – CENTRO-AVANTE – 17 ANOS

Este é um típico centro avante inglês com grande estatura mas que consegue desenvolver jogo pelo chão também, chegou na atual temporada após deixar o Sunderland onde era destaque. Hugil logo deu amostras do seu faro de gol no Sub-18 marcando 4 gols em 6 jogos, então foi chamado para o time Sub-23 onde seguiu marcando muitos gols, sendo 10 bolas na rede em 16 jogos, fazendo assim ser motivo de atenção especial de Ole Gunnar Solskjaer que elogiou em entrevista recente. Hugil tem uma ótima precisão na finalização mas para se tornar um atacante útil no time principal terá de ganhar massa corporal, com 1 metro e 88 centímetros ele ainda é muito leve para ser um centro avante na Premier League, com 17 ainda terá tempo para evoluir neste quesito até ser chamado para o time de cima.

CHARLIE MCNEILL – ATACANTE – 17 ANOS

Talvez esta seja a cereja do bolo, talvez não se trate do jovem mais talentoso mas sem dúvidas é o que gera mais hype. Chegou na última janela de transferências ao deixar o rival Manchester City com a fama de ter marcado mais de 600 gols na base, assinou com o Manchester United que é seu clube de coração tendo o custo de 800 mil euros aos cofres do clube. É bem verdade que não haviam muitos vídeos ou informações de seus gols na infância e juventude, mas a fama de goleador está sendo comprovada jogo após jogo no Sub-18. Até o momento deste texto (13-02-21) McNeill marcou 12 gols em 11 jogos e tem chamado a atenção de torcedores e sem dúvidas também da comissão técnica de Solskjaer, ainda parece cedo mas possivelmente terá oportunidades no futuro, afinal de contas um faro de gol como este dificilmente seria recusado no time principal, mas assim com Joe Hugil será necessário ganhar massa muscular para se tornar um atacante de Premier League no futuro próximo.

Vale deixar claro que aqui não citei aqueles jovens já conhecidos dos torcedores que ganharam oportunidades no time principal ou que já foram emprestados para outros clubes, se fosse citar estes sem dúvidas a lista seria bem longa, tendo como principais destaques:

Tahith Chong emprestado ao Club Brugge

Ethan Liard emprestado ao MK Dons

James Garner emprestado ao Nottingham Forest

Facundo Pellistri emprestado ao Alavés

Comentários