Quando Sir Alex Ferguson anunciou sua aposentadoria, muitos torcedores (inclusive eu) pensaram nos nomes do Jürgen Klopp e Mourinho, mas tivemos que nos contentar com o quase desconhecido David Moyes, que estava no Everton há 10 anos e não tinha conquistado nenhum título e que tinha como auge conseguir levar o time de Liverpool ao 4º lugar da Premier League, na temporada 2004/2005.

Assim como Ferguson, Moyes é escocês e estava no comandando do clube há muito tempo. Deixando esses fatos de lado, não havia muita coisa para ser comentada sobre o novo manager do United. Moyes foi anunciado no dia 09/05, mas só iria assumir o comando do United no dia 01/07 (quase dois meses depois). De cara muito torcedor ficou ansioso para saber quem seria as primeiras contratações na “Era Moyes”. E eis que o United anuncia Guillermo Varela! (Quem é Guillermo Varela?) Jogador de 20 anos, que vinha do Peñarol do Uruguai, após passar por um período de testes em Old Trafford no fim da temporada passada e ser aprovado por Moyes.

É óbvio que muitos pensaram: “O Varela vem para ser emprestado e adquirir experiência, depois terá oportunidades no time, mas o Moyes vai contratar”. Doce ilusão, pois além de não contratar o United ainda sofreu com o assédio do Chelsea por Rooney, que não tem boa convivência com o Moyes desde a época do Everton.

O time fez uma pré-temporada muito abaixo do esperado, tudo bem que não podemos avaliar o time na pré-temporada, já que ela só serve para que o time ganhe dinheiro, teste jogadores de base e melhorar a condição física dos jogadores. Mas tivemos destaques como Lingard,  Januzaj (base) e Zaha (contratado), com isso pensávamos que teríamos mais opções para o time. Outra vez doce ilusão, já que em 3 partidas nenhum dos três entraram em campo.

Mas é claro que o Moyes tentou contratar alguém, começou por Thiago, que chegou a está perto do Old Trafford, mas acabou acertando com o Bayer de Munique. Depois tentou o Fàbregas, foram 3 ofertas negadas. Houveram rumores do Módric, mas de oficial foi noticiado. Teve a novela do Cristiano Ronaldo, que não deu em nada, pelo menos até agora. Bale foi ligado ao United, mas acabou acertando com o Real Madrid. Fellaini e Baines tiveram ofertas negadas pelo Everton (PARA NOSSA ALEGRIA, contratar qualquer um dos dois é queimar dinheiro, são jogadores fracos), agora os rumores falam em Sneijder (novamente), Ander Herrera (desconhecido do Athletic Bilbao), De Rossi (teve oferta recusada) e Özil.

De todos os citados, o que tem mais chances de acertar é Özil, já que o Real acertou com Bale. David Moyes até que começou tentando contratar jogadores de alto nível, mas agora aparenta está desesperado para contratar. Mas como ele sempre fala: “Tenho o elenco campeão da Premier League”. Espero que ele saiba que o elenco campeão precisa ser reforçado, pois perdemos Scholes e temos Welbeck, Valencia e o Moyes ainda insiste em improvisar do que usar jogadores da posição, exemplo: Usou o Phil Jones no lugar do contundido Rafael, Jones se lesionou e Moyes colocou Valencia em seu lugar. Fábio e Varela que são da posição não poderiam jogar?

Resta esperar e torcer para que ele pare de pensar pequeno, pois ele está treinando o atual campeão inglês, o time de torcedores que sonham com mais uma conquista de Champions League e que não gosta de ver o time perdendo para o Liverpool, por não apresenta um futebol de campeão inglês.

Por Anderson dos Santos
www.mufcbr.com

Comentários