Colunas

Cansaço, essa é a palavra que melhor define o meu sentimento pelo francês Paul Pogba na reta final de sua segunda passagem pelo Manchester United, uma parte disso tem como culpa o próprio jogador mas confesso aqui que a grande parte culpada desse cansaço tem como responsável seu empresário, o famoso Mino Raiola.

Seu retorno ao clube foi anunciado em 07 de Agosto de 2016 quando o Manchester United pagou 110 milhões de euros a Juventus para garantir sua contratação e juntamente dele veio seu empresário mau caráter. No início parecia tudo maravilhoso porque Pogba mesmo queria voltar ao clube e se esforçou para que isso acontecesse, sob o comando de Mourinho o primeiro ano foi bom terminando com os títulos da FA Cup e Europa League, no começo da segunda temporada estava alcançando uma grande fase mas veio uma lesão que o tirou dos campos por algum tempo. 

Com o tempo passando e os resultados longe do que se esperava, o pressão da mídia, torcedores e ex-jogadores sobre José Mourinho e Paul Pogba aumentava e ao mesmo tempo também começava a ter alguns rusgas entre os dois principais personagens do clube naquele momento e isso fez mal para o vestiário que acabou se dividindo até que veio a demissão de Mourinho. Com a chegada de Solskjaer o clima no vestiário voltou a ser positivo mesmo que os resultados ainda não fossem os ideais, mas Pogba ainda sofria com a cobrança externa, algumas lesões que atrapalhavam sua sequência de jogos e seu próprio rendimento em campo.

Enquanto tudo isso acontecia, seu famoso empresário causava na mídia diversos desprazeres ao clube e principalmente atacando tanto José Mourinho como Ole Gunna Solskjaer como motivos da insatisfação de Pogba no United. Raiola é famoso por ser um empresário ganancioso e mau caráter dentro do futebol europeu, sempre buscando negociação de seus principais clientes para obter mais ganhos nas transferências e ter um ativo do tamanho de Paul Pogba no mercado parece ser algo que satisfaz o ego de Raiola.

Depois que Bruno Fernandes chegou e os resultados começaram a melhorar, e principalmente na volta da quarentena quando Pogba enfim pode jogar ao lado do português parecia o momento de uma lua de mel para o relacionamento entre o clube e técnico com Pogba e seu empresário e até havia rumores de uma possível negociação para a renovação do seu contrato. Mas bastou novas criticas a Paul Pogba surgirem por seu rendimento abaixo do esperado na temporada chegando a amargar alguns jogos no banco de reservas, que Raiola voltou a imprensa para criticar o United, o treinador Solskjaer e colocar seu jogador no mercado.

Paul Pogba e Mino Raiola na imagem Fonte: Twitter Paul Pogba Brasil

“Tudo o que posso dizer neste momento é que acabou para o Paul Pogba no Manchester United” disse Raiola em entrevista a um portal italiano. Depois disso passou a pipocar várias notícias entre a imprensa inglesa do porque de Raiola ter dito isso e ao que parece uma parte da insatisfação é de que o português Bruno Fernandes virou o craque e foco central da construção do time de Solskjaer e não Pogba que foi a maior contratação da história do clube, e por isso tanto jogador como empresário não entendem porque não montar o time ao redor dele.

Por todas essas coisas eu digo que me cansei de Paul Pogba e na verdade não é fácil para mim dizer isso publicamente pois posso ser considerado um fã do meia francês e defensor dele até alguns meses atrás, por muitas vezes me vi tendo que usar argumentos contra vários críticos que o acham “superestimado”. Não é fácil dizer mas eu digo que cansei não só de Pogba dentro de campo, mas também de sua atitude como jogador também que por vezes parece preguiçoso e imaturo mesmo tendo uma grande qualidade técnica e física para ser um dos melhores do mundo.

Mas também cansei de Mino Raiola e tudo o que ele fala contra o clube, essa última declaração veio num dos piores momentos possíveis pois na segunda-feira ele solta uma bomba que acaba atrapalhando o vestiário do time que teria na terça-feira uma partida decisiva pela Champions League, da qual Pogba foi privado de iniciar jogando muito por conta do clima ruim que ficou no vestiário após as declarações de Raiola. Esse mau caráter não pensa no bem do clube e no clima benéfico para o elenco, só pensa em si mesmo e em possíveis euros na conta após seu jogador ser negociado e isso ficou claro nesta semana. Raiola é tão prejudicial ao Manchester United que chego a rejeitar a possibilidade do clube em assinar com Erling Braut Haland exatamente por ter o mesmo empresário, eu sou fã de Haland e sei que poderá se tornar um dos melhores do mundo no futuro, mas será que vale a pena trazer mais um jogador de Raiola para esse elenco? Eu acho que não.

Enfim, eu me cansei de tudo isso e na verdade penso em só ter paz e se para isso for necessário que Pogba saia do Manchester United, estou disposto a ver isso acontecendo o quanto antes, só para que no clube permaneça quem realmente ama o clube a vai jogar com vontade para que as vitórias sejam mais constantes e quem sabe que novas taças possam vir juntamente a essas vitórias. #GGMU

Comentários