Dando continuidade a série de colunas onde mostro motivos pelo qual sou a favor da saída do Moyes, hoje venho com a segunda parte da matéria. Caso não tenha lido a primeira parte, veja abaixo o dia da primeira coluna e clique no título da matéria.

– Confira as colunas que foram publicadas e saibas quais e quando as outras partes serão publicadas:

– 12/04/2014 – 1º parte: The Chosen One – #MoyesOut (1/4)
– 28/04/2014 – 3º parte
– 05/05/2014 – Última parte

Agora é com vocês participem, comentando, apoiando ou contrariando, divulgando e mostrando seus pontos de vista. Só peço para não xingar, se não gostou, comenta com respeito ou então não comenta, beleza? Glory, glory Man United…

[divide style=”dots” icon=”square”]

DECISÕES ERRADAS

Cheguei na parte em que muitas irão concordar, inclusive o pessoal do #FicaMoyes. Quero que percebam que a partir de agora a culpa de várias coisas é do David Moyes.

Falta de opções no banco de reservas

Várias foram as partidas na qual o United estava perdendo e você olhou quais jogadores estavam no banco de reservas. Em quantas você pensou: “Ninguém vai mudar o resultado”? Em quais partidas você se animou ao olhar quais jogadores estavam no banco de reservas?

Observação: Caso você NÃO tenha respondido: “Inúmeras (na primeira pergunta) e Raras (na segunda opção)” e/ou seja um defensor do David Moyes, pode pular para o próximo tópico ou deixar de ler a coluna, pois não irá gostar do que irá ler.

Muitos podem afirmar: “O problema do David Moyes foram as lesões e a falta de opção para reposição”. Irei concordar com isso, mas se o Moyes não contratou jogadores para possíveis lesões e até mesmo para a renovação do elenco, então foi um erro dele. Mas nosso querido Manager decidiu apostar em Young, Fellaini e Welbeck, jogadores de classe mundial e amados pelos mais de 300 milhões de torcedores do Manchester United em todo o planeta Terra (irônico).

Se o Moyes teve problema com a falta de jogadores no banco, a culpa foi, exclusivamente, sua em não contratar. O que eu não consigo entender é que no primeiro momento ele declarou algo do tipo: Não vejo  necessidade em contratar vários jogadores, pois possuímos o atual elenco campeão Inglês. Meses depois ele falou: “Para vencer a Champions, você precisa ter no seu elenco cinco a seis jogadores de nível de classe mundial. Este é o nível que você precisa ter. Ainda não temos isto, mas o que temos que adquirir é experiência”. Depois de algum tempo ele declarou: “Acho que todos sabem que o elenco está mais velho, então penso que seria uma temporada difícil para qualquer um que assumisse o Manchester United nesta temporada.”

Qual seria a maneira para que o Manchester United tivesses um elenco de classe mundial e rejuvenescido? Contratando, mas como isso não foi feito e era responsabilidade do David Moyes, então a culpa é dele.

Posicionamento tático

O Manchester United é conhecido por jogar, exaustivamente, no 4-4-2, com algumas exceções. Sinceramente, eu esperava que David Moyes fosse mudar o esquema de tal maneira que fizesse a equipe ser mais ofensiva e dominar seus adversários, porém vi tudo ao contrário.

Em várias partidas o United foi dominado por seus adversário, inclusive equipes pequenas. Mesmo com Rooney e Van Persie no ataque, o time pouco conseguia atacar. Quando conseguia ter várias chances de subida ao ataque, o time não opções para toque de bola, já que os jogadores se posicionavam distante dos companheiros.

Vejam a imagem abaixo e tirem suas próprias conclusões:

O Moyes em várias partidas escalava a equipe para jogar assim: Recuado, abusar dos cruzamentos e com pouca ou quase nenhuma criatividade no setor do meio de campo. Se o time não conseguia se defender, criar jogadas e conseguir atacar em várias partidas, o posicionamento tático ou a maneira de jogar não foi a das melhores escolhas. Quem escolhe o esquema de jogo é o David Moyes, então a culpa é dele.

Substituições demoradas e erradas

É incrível como o David Moyes demora para substituir, principalmente nas partidas em que o time está perdendo. Separei algumas partidas, veja o tempo em cada substituição foi realizada, além disso veja quais jogadores ele substituiu.

Bayern de Munique 3×1 Manchester United
O United já perdia por 2×1
Substituições: Fletcher (Chicharito 74′) e Welbeck (Januzaj 81′)

Manchester United 0x3 Manchester City
O United já perdia por 1×0
Substituições: Cleverley (Kagawa 46′), Fellaini (Valencia 66′) e Welbeck (Chicharito 76′)

Manchester United 0x3 Liverpool
O United perdia por 2X0
Substituições: Januzaj (Welbeck 76′), Fellaini (Cleverley 76) e Mata (Ferdinand 87)

Olympiacos 2×0 Manchester United
O United perdia por 2X0
Substituições: Valencia (Welbeck 60′) e Cleverley (Kagawa 61′)

Chelsea 3×1 Manchester United
O United perdia por 3×0
Substituições: Evra (Smalling 51′) e Young (Chicharito* 56′)

(*) O Chicharito entrou na partida e conseguiu marcar o gol, porém não adiantou de nada, pois o time já perdia pelo placar de 3×0.

Você deve estar se perguntando: “Anderson, por qual motivo você citou alguns clássicos ou partidas importantes, como no caso das partidas da Champions League?”. A resposta é muito simples: Uma equipe só é considerada grande se vencer seus principais adversários e/ou partidas de grande importância.

DECLARAÇÕES IDIOTAS

Já ficou claro que o David Moyes além de grande técnico é um ótimo poeta enquanto calado. Irei citar as mesma frase pela terceira ou quarta vez, mas é só para mostrar o quanto o David Moyes é fantástico com palavras.

Na sua primeira entrevista, David Moyes disse:

Meu trabalho é continuar o sucesso no clube. Neste clube é tudo sobre ganhar troféus. Estou faminto em fazer isso, o sucesso me move. Nada vai me mudar. Estou determinado em conquistar o meu primeiro título.”

Eu sou inexperiente em bastante áreas e existe alguns treinadores brilhantes que poderiam ter este cargo. Mas a minha maior confiança que eu tive foi quando Sir Alex me dizendo que eu seria o próximo treinador do Manchester United.”

O United teve uma grande temporada na PL na temporada passada e nós iremos fazer tudo o que pudermos para melhorar o elenco. Este clube sempre irá atrás dos melhores jogadores e nós vamos fazer o possível para permanecer no topo.

Releiam com atenção as partes em negrito. Ele começou falando que pretende continuar o sucesso do clube e que quer conquistar seu primeiro título. No segundo momento ele fala que é inexperiente em bastantes áreas. Como assim? Ele tem 16 anos de carreira. Quais áreas ele é inexperiente? Definir esquema e posicionamento tático, comandar os treinos e contratar jogadores de grande qualidade como o Fellaini? Por fim ele fala que pretende melhorar o elenco que foi campeão inglês, trazendo os melhores jogadores. David Moyes contratou apenas Fellaini e Juan Mata (o espanhol foi uma contratação desnecessária, mas isso ficará para a próxima parte da coluna).

Após a derrota no clássico para o Liverpool…

O United perdeu o clássico contra o Liverpool, em partida válida pela 3º rodada da Premier League. O United não conseguiu fazer nada contra o adversário, leia ao resumo da partida, mesmo assim David Moyes declarou que mesmo com a derrota conseguiu ver a evolução de alguns jogadores.

Uma frase para o início, duas frase para os momentos ruins…

Frase do momento início:

Não vejo  necessidade em contratar vários jogadores, pois possuímos o atual elenco campeão Inglês* 

(*) A frase não foi dita as mesmas palavras, na ocasião David Moyes respondia as perguntas dos jornalistas sobre a necessidade de contratação.

Frases dos momentos ruins:

“Para vencer a Champions, você precisa ter no seu elenco cinco a seis jogadores de nível de classe mundial. Este é o nível que você precisa ter. Ainda não temos isto, mas o que temos que adquirir é experiência”.

“Acho que todos sabem que o elenco está mais velho, então penso que seria uma temporada difícil para qualquer um que assumisse o Manchester United nesta temporada.”

Em um primeiro momento ele declarou que possuía um elenco campeão e por isso não precisaria contratar, depois de algum tempo falou que não teria elenco para conquistar a Champions League. Depois de vários resultados péssimos ele declara que o elenco está velho e que a temporada seria difícil.

Declarações um pouco contraditórias ou é apenas implicância minha?

Por Anderson dos Santos
www.mufcbr.com

Comentários