Colunas

Quando Falcao chegou ao United por empréstimo muitos não entenderam porque ele não foi contratado de uma vez. Um dos maiores centroavantes da atualidade com passagens vitoriosas pelo Porto e Atlético de Madrid (Monaco nem tanto) deveria ter sido contratado por pelo menos cinco temporadas. O problema é que ele vinha de uma lesão muito grave. Apostar tão alto num jogador que pode não voltar a ser o mesmo não vale a pena. No atual acordo, o United paga £265,000 por semana ao colombiano e ao final da temporada poderá levá-lo por £43.5m. Nesse formato já é um grande dinheiro que o clube aposta.

Desde que se mudou para a Europa, o atacante marcou 104 gols em 139 partidas com uma média de 117 gols/minuto e com um aproveitamento de um gol para cada quatro chutes. Sem contar os 20 gols pelos Cafeteros em 51 jogos. No entanto esses números param antes de “El Tigre” estrear com nossa camisa vermelha. Pelos Red Devils, Falcao tem apenas cinco gols em 18 partidas, sendo apenas seis jogando os 90 minutos. Ele também já teve uma lesão durante a estadia em Manchester tendo um problema na panturrilha no final de novembro.

Ele precisa jogar. A única forma de termos um veredito é vendo-o em campo. Participar de um jogo numa semana e ficar fora na outra é insustentável para qualquer jogador do calibre dele. Van Gaal teima em não colocá-lo regularmente e isso pode nos custar a saída do camisa 9. Apesar de ele dizer que está feliz não se sabe se isso é verdade ou apenas profissionalismo. LVG é muito famoso por sua cabeça dura. Se nosso treinador já estiver com sua decisão tomada, é pouco provável que algo a mude.

E se ele sair? Quem entrará? Nomes como Cavani e Jackson Martínez são apontados como substitutos. E seriam excelentes reposições. Cavani tem mais nome, mas Martínez não fica atrás. Na verdade, está até à frente. Enquanto o uruguaio tem 15 gols em 29 jogos pelo PSG nessa temporada, o colombiano conhecido como “Cha-cha-cha” tem 22 gols em 27 partidas de 2014/2015.

Eu ainda não sei ele deve ficar ou não. Pelo futebol que vem apresentando, não vale a pena, mas se uma sequência de jogos for dada a ele, tenho quase certeza de que minha opinião mudará.

Matheus Garzon
www.mufcbr.com

P.S. Não pude escrever nas últimas semanas mas agora estou de volta e espero poder continuar escrevendo com a frenquência anterior.

Comentários