Antes de iniciar a coluna, preciso dizer que meu lado colunista pode ser chato, devido ao fato de as vezes ficar reclamando de jogadores e técnico, mas entendam que só faço isso, quando a situação passa do meu limite de paciência ou depois de muito compartilhar essa sensação com os amigos (o pessoal do nosso grupo da equipe, sabe bem disso). Bom, como não poderia deixar de ser, vou falar sobre uma pessoa (não merece ser chamado de jogador) que não devia utilizar o manto red devil, mas que de alguma maneira utiliza e até é titular.

Marouane Fellaini, esse é o primeiro nome de toda e qualquer lista que pergunte qual foi a pior contratação do United nos últimos 350 anos. Claro que tivemos jogadores piores que ele, contudo nenhum custou a incrível quantia de 27.5 milhões de libras. Algo me diz que o belga só foi contratado pelo fato de David Moyes, seu ex-treinador na época do Everton, acreditar que o cidadão de 1.94 metro seria uma fantástica contratação, levando ao sucesso no comando do United, caso contrário estaria na equipe de Liverpool. Moyes saiu sete meses depois de ser anunciado com um contrato de 6 temporadas, porém Fellaini continuou e se encaixou na “filosofia” do van Gaal, agora é utilizado na “Special Drawn” do José Mourinho.

Fellaini pode ter feito três gols em semifinais (Copa da Inglaterra, Copa da Liga e Liga Europa), no total foram 15 gols, 8 assistências em 131 partidas. Você pode dizer que o número não é ótimo, pelo fato do Fellaini ser volante. Concordo, porém o Ander Herrera também é volante, fazendo proteção da zaga, além de ir para o ataque, como o belga e seus números são de: 15 gols, 22 assistências em 119 partidas.

O ponto principal não são os números, mas a segurança que o belga pode trazer, que infelizmente é zero. Fellaini não é veloz, não chuta forte, não dribla, não consegue fazer lançamentos longos, não sabe desarmar e consegue errar passes curtos, sem contar que é um jogador sujo, basta lembrar da cuspida (2014) e cabeçada (2017) no Agüero, sem contar seus desarmes com pisões e faltas violentas.

Fellaini pode ser esforçado nos treinos e no campo, porém estar longe de ser um jogador mediano para o United. Caso o United conquiste a Europa League, estaremos na Champions League, será que ele é jogador para ser titular e/ou disputar a maior competição de clubes do mundo, vestindo a camisa red devil? Antes que falem que ele vem jogando bem, pensem se o melhor a ser dito seria: “Ele está jogando menos Fellaini que antes!”.

O gol contra o Celta não vai o tornar um craque, assim como um gol perdido pelo Ibrahimovic não o fará um péssimo jogador. Juro que não é implicância, apenas estou cansado de assistir o United jogar com 10 jogadores em campo (quando Lingard joga, o número cai para 9, assim como cai com a entrada do Darmian). Vale lembrar que Mourinho negociou Schneiderlin e Schweinsteiger, quando os dois pediram para serem negociados por falta de oportunidades, enquanto o Fellaini era titular ou entrava nos últimos minutos para fazer pênalti uma vez que não sabe roubar bola.

Comentários