Colunas

Hoje o  clube mais atrasado da Inglaterra decidiu se equiparar a outros clubes e enfim anunciar o seu primeiro Diretor de Futebol de fato e direito, depois alguns longos anos em que toda a imprensa e torcida faziam pressão por haver alguém no cargo para que Ed Woodward deixasse de ter responsabilidades em negócios que ele não tem conhecimento, em 10 de Março de 2021 o Manchester United anunciou o seu novo diretor de futebol.

Nos últimos anos se especularam grandes nomes do mercado como Rangnik, Monchi, Campos, Marotta e vários outros, mas no fim dessa história o clube decidiu por uma opção caseira porém pouco conhecida do grande público, talvez somente os mais afincos em buscar informações de dentro do clube o conheciam antes de hoje, John Murtough que está no clube desde Novembro de 2013 será o grande encarregado de comandar a Direção de Futebol e ao seu lado o já bastante conhecido Darren Fletcher terá o cargo de Diretor Técnico para auxiliar no serviço da área.

MAS QUEM É JOHN MURTOUGH?

John Murtough é um analista de dados que começou sua carreira de destaque com David Moyes e quando o escocês veio em 2013 decidiu trazer seu diretor de confiança para auxiliar, esta parceria não durou muito tempo por conta do insucesso em campo de Moyes que fora demitido meses depois, mas Murtough conseguiu mostrar seu valor e seguiu no clube. Nos últimos 7 anos Murtough passou a cumprir várias funções um pouco mais escondidas das câmeras mas que foram de fundamental importância para a evolução interna do clube, como algumas modificações no nosso Centro de Treinamento AON em Carringhton e também na estruturação e na montagem do elenco do time feminino do Manchester United que recém formado e já consegue ter excelentes resultados dentro e fora de campo, principalmente na prospecção de talentos de fama mundial.

John Murtough esteve em ação no United durante os últimos anos, e agora é o Novo Diretor de Futebol.
Imagem: Daily Mail.com

Murtough trabalhou muito também com a prospecção de jovens talentos da United Academy, um dos principais nomes que ele trabalhou para trazer ao clube foi o de Hannibal Mejbri que veio do Monaco aos 16 custando 10 milhões de libras, ele tem se destacado muito no Sub-23, chegou a ser chamado para o time principal de Solskjaer mas está lesionado e por isso ainda não estreou.

O QUE MURTOUGH VAI FAZER? QUEM VAI TRABALHAR JUNTO?

Bom, a função que ele vai cumprir é a de ser o principal diretor do novo Departamento de Futebol e que vai ter ligação direta com várias outras funções do clube como o Diretor Executivo e Financeiro Ed Woodward que praticamente manda no clube com a ausência dos donos americanos que mais prejudicam do que atrapalham. Como principal auxiliar neste departamento Darren Fletcher recém aposentado e que chegou para trabalhar no clube em Janeiro de 2020, o seu cargo será o de Diretor Técnico que ajudará a trazer opiniões técnicas e de desempenho antes que as decisões sejam tomadas visando o sucesso do time de Ole Gunnar Solskjaer em campo.

Aliás, o treinador norueguês vai seguir muito forte nessa área tendo total acesso a Murtough, sendo que além de Darren Fletcher não deixar de uma vez por todas os campos de treinamentos e vai cuidar também do elo do United Academy com o time principal que é algo cultural no clube, ele terá ainda como um voz mais ativa nas prospecção de talentos e negociações, Matt Judge foi o escolhido para reportar diretamente a John Murtough nesta área.

Resumindo aqui, Murtough vai ser a peça central de todas as decisões a respeito do futebol do Manchester United, todos terão acesso a ele e nenhuma decisão será tomada por ele sozinho, está se criando uma verdadeira função de Diretor de Futebol pela primeira vez na história do clube.

O QUE PODEMOS ESPERAR DESSAS MUDANÇAS?

As expectativas são altas para quem conhece o clube, para quem entende sua cultura, se você não é dessa turma aconselho a ler um pouco mais sobre as grandes histórias de sucesso do Manchester United.

Desde que Mourinho chegou ao clube em 2016 ele já denunciava que o Departamento de Futebol do United era amador e falava sobre um Diretor de Futebol, depois que o português saiu e veio Ole Gunnar Solskjaer isso se tornou ainda mais fundamental dada a inexperiência do norueguês no comando do time mas como algo inesperado, esta foi a área em que Solskjaer teve maior êxito nos últimos 2 anos e meio. Ele demonstrou ser um excelente gestor de elenco ao cuidar de jogadores que estavam em baixa ou até querendo deixar o clube, fez um limpa no elenco tirando jogadores de qualidades questionáveis e que ganhavam salários bem altos, e mais do que isso, mesmo trabalhando com o cara do financeiro no comando do futebol, o clube fez boas contratações que desde que chegaram conseguiram entregar um bom rendimento em campo, e tudo isso fez com que o trabalho em campo estivesse em melhores condições, podendo enfim falar de um projeto de futebol.

Com a criação do cargo e a chegada de John Murtough da posição que é fundamental no futebol mundial atual, com as ajudas de Darren Fletcher sendo um elo de ligação na parte técnica e de base, com Judge na área das negociações, Ed Woodward sendo excelente do jeito que é na área financeira. Agora temos enfim a oportunidade de dar a Solskjaer a oportunidade de focar exclusivamente no campo e bola para conseguir ainda mais bons resultados e quem sabe voltar a ganhar taças. Pra ficar perfeito meus amigos, só falta os Glazer’s sumirem de vez do United, sei que é utópico mas não custa sonhar né?

Comentários