Valencia

Depois de 10 meses, decidi escrever uma nova coluna falando sobre o futebol do Valencia, você está pensando que sou sou implicante e que odeio o futebol do Valencia. Caso tenha pensado nisso, você acertou. Lembrando que não odeio a pessoa do Valencia, e sim seu futebol.

No mínimo, duas dúvidas devem está na sua cabeça: “Por que ele voltou com esse assunto, depois de 10 meses?”

Resposta: Tive a “ousadia” de falar dizer que o futebol dele não é para vestir a camisa do Manchester United, quando estava no auge, agora quero reforçar.

” Não tem outro jogador no elenco que seja pior que o Valencia?”

Resposta: Evans, na minha opinião, é pior de todos, porém falar sobre o futebol dele é tão confuso quanto misturar limão, açúcar e sal,  causa uma confusão no cérebro.

Supostas perguntas respondidas, vamos voltar ao assunto de interesse, que é o futebol do Valencia. Nessa coluna não vou mostrar novos motivos, vou apenas passar alguns dados e dar minha opinião sobre ele assumir um camisa com numeração que foi destaque com jogadores lendários.

 Números na temporada 

UEFA Champions League

Partidas: 3
Chutes a gol: 1, com média de 0,3 chute a gol por partida
Assistência: 0

Premier League

Partidas: 19
Minutos jogados: 1432
Chutes a gol: 13
Assistências: 5, média de 0,26 assistência por partida
Cruzamentos: 47

FA Cup

Partidas: 4
Gols: 0
Assistências: 1, com média de 0,25

 Analisando o desempenho na Temporada 

Não posso fazer uma analise do Valencia nos jogos da Champions League e FA Cup, acompanhei poucos minutos das partidas da FA Cup e não assisti nenhuma partida da UCL (O trabalho atrapalha).

Chutes em direção ao gol

Valencia é o atual camisa 7 do Manchester United, vocês sabem o peso dessa camisa para a história do clube, podemos comparar com a camisa número 10 da seleção brasileira. O jogador que vestir essa camisa tem que ser “o cara”, tem que ser o melhor do elenco e/ou o mais importante. Sabem quantos chutes em gols, o atual camisa 7, realizou? Foram, apenas, 13 chutes em 1432 minutos em campo, isso quer dizer que ele deu um chute a gol a cada 110 minutos. A média de chutes por partida é de 0,68 chute a gol por partida.

Chega a ser ridículo um jogador que chegou a ser considerado o melhor da temporada passada, chutar 13 vezes em gol em 19 partidas, não que ele tenha que chutar a bola em gol o tempo todo, até porque ele é responsável pela criação de jogadas, mas em comparação com Nani, que joga na mesma posição, a situação do equatoriano piora, uma vez que o português chutou 15 vezes em apenas 9 partidas, ou melhor em 457 minutos em campo, uma média de 1,67 chutes a gol por partida.

Você deve tá pensando: “Esse cara sempre coloca vários números, mas isso não me converse que o Valencia seja ruim”. Pois bem, você perceberam que o Valencia precisou de 975 minutos a mais para chutar menos vezes em gol, do que o Nani? Isso é quase 11 partidas a mais que o português, que conseguiu chutar mais vezes.

“Essa questão dos minutos em campo, não representa o valor total de cada partida, já que em alguns jogos ambos jogadores foram substituídos ou substituíram outros jogadores durante as partidas”

Cruzamentos

A principal jogada do Valencia é o cruzamento, todos sabemos disso. Esse ponto poderia ser a “salvação” do Valencia, porém segundo os números ele anda muito bem abaixo da média,  já que das 5 assistências, 3 foram através de cruzamentos. Com isso para cada cruzamento que resultou em gol, ele teve que realizar 15,66 outros cruzamentos, no total foram 47 cruzamentos. Se houvesse  “um aproveitamento para cruzamento” o aproveitamento seria de 0,6% para cada cruzamento realizado. A média de cruzamento, do equatoriano, é de 2,47 cruzamentos por partida. 17% dos cruzamentos foram realizados dos 30 aos 40 minutos de cada partida, ou melhor, 8 cruzamentos foram realizados durante esses minutos.

Fica complicado manter um jogador em campo, que pouco ataca, pouco cria e que pouco usa de sua principal jogada. Complicado pelo fato desse jogador ter a característica de “armar” as jogadas. Alguns torcedores falam que ele tem um ótimo poder defensivo, mas não consigo entender que um jogador ofensivo, que tem que criar as chances de gols e ainda tem a camisa 7 do Manchester United, entre em campo para ser defensivo. Se alguém tiver como explicar, por favor fique a vontade.

Obs: Os números das partidas, não incluem a partida contra o Queens Park Rangers, realizada no dia 23/02/2013

Individualismo e Criatividade

Essa será a parte mais complicada da coluna, porque não sei o que escrever. O Valencia pouco dribla,uma vez que não é um jogador com muita habilidade para tal função. Antes que alguém pense que gosto de jogador que drible e faça filuras, não é isso. Quem não gosta de ver um drible? Ou quem nunca tentou driblar um adversário, enquanto estava jogando a famosa pelada com amigos no meio da rua? O drible faz parte do futebol e é preciso no futebol, desde que seja um drible com objetividade ou que seja para provocar um jogador com cartão amarelo, desde que seja visando beneficiar sua equipe e não para arrumar confusão. Alguém já viu o Valencia fazendo isso em campo? Alguém lembrar de algum lance que unisse o Individualismo e Criatividade do atual camisa 7 do United? Até o momento final da coluna, não consegui lembrar de nenhum lance.

 Opinião final 

Primeiramente, gostaria que todos entendam que não odeio a pessoa do Valencia, não tenho intenção de “queimar” o jogador. Eu não gosto do futebol do Valencia, creio que ele não mereça vestir a camisa do United. Não consigo entender como ele conseguiu receber a camisa 7 do Manchester United. Como escrevi no começo da coluna, tive a ousadia de criticar o futebol do Valencia, enquanto ele estava no auge, então me senti no direito de escrever um nova coluna, não tão interessante como a primeira.

Espero que um dia o United volte a ter um VERDADEIRO camisa 7, que possa fazer com que o torcedor volte a usar, com orgulho, esse número em seu manto. Ainda continuo com a ideia de que o Valencia não é jogador para Manchester United, se durante o auge ele não passou confiança alguma, imaginem agora.

Gostou da matéria? Gostando ou não comente, sua opinião será sempre bem recebida, mas lembre de ser educado, caso contrário terá seu comentário excluído.

Leia a primeira coluna sobre o Valencia: Três motivos para não gostar do futebol do Valencia

Por Anderson dos Santos
www.mufcbr.com

Comentários