Colunas

José Mourinho é um técnico de muita experiência no cenário do futebol e muitos sabem disso, mas nos últimos dias, muitos se perguntam: José Mourinho é um técnico ultrapassado? Muitos até afirmam. Devido ao ruim futebol apresentado pelo Manchester United na temporada, essa frase ganhou força na própria torcida do Manchester United e até torcedores de outros clubes. Eu tenho uma pergunta simples, você acha José Mourinho um técnico ultrapassado ou a proposta de jogo do portuga não agrada você?

Informação é tudo e o que temos aqui talvez faça você mudar de opinião. Vamos lá. José Mourinho tem 55 anos e já rodou por Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra. Ganhou títulos em todos os países. Ganhou até Champions League com o Porto, feito que é muito difícil nos dias atuais. Mas a informação de extrema importância é que José Mourinho sempre montou grandes times com ataques eficientes e defesas sólidas – o Chelsea foi campeão inglês com apenas 15 gols sofridos, por exemplo.

Todos os clubes que Mourinho treinou, não apresentava um futebol de extrema beleza, feito Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City de Pep Guardiola e o Manchester United de Sir Alex Ferguson, mas sempre teve time campeão, jogando bem ou mal, Mourinho ganhou títulos da liga nacional com as melhores defesas e um ataque eficiente. Sempre foi o bastante para ser um dos técnicos que mais tem títulos na história do futebol.

Na temporada passada o Manchester United do mesmo José Mourinho foi campeão da Europa League e Copa da liga inglesa sem apresentar um ótimo futebol, Na atual temporada, o United faz uma Premier League muito boa sem apresentar um futebol arte – se não é a campanha fora da curva do Manchester City, o United de José Mourinho seria mais valorizado.

Todos os títulos e o histórico de José Mourinho pelos clubes que passou. Foto: Jornal Record

Antes de acertar sua vinda para o Old Trafford, Mourinho foi campeão inglês com o Chelsea com algumas rodadas de antecedência. Não teve o melhor ataque, teve a melhor defesa da liga e levou o caneco com 87 pontos – O Manchester United da atual temporada tem 74 pontos, podendo chegar aos 86 pontos. Não seria uma campanha de título?

O que devemos cobrar de fato do José Mourinho são títulos, o resultado das partidas é mais importante que o futebol apresentado, isso é um fato. Uma frase que lembra muito bem os times do José Mourinho é: ”Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonato”, o autor da frase é Sir Alex Ferguson, um dos maiores técnicos que o futebol já teve.

Por fim, eu pergunto, você acha Mourinho um ultrapassado ou a proposta de jogo dele não te agrada?

Comentários