Colunas

Disputando sua última competição da temporada, o Manchester United vê na Europa League a sua única chance de terminar essa difícil temporada com uma taça sendo levantada, parece pouco mas na verdade pode ter alguns motivos que façam com que o time de Solskjaer lute com mais afinco para vencer essa competição e conquiste algumas coisas que vão muito além de taça e premiações.

Para começar eu tenho dois motivos grandes para o time focar 100% na conquista da Europa League, o primeiro deles tem a ver com a próxima edição da UEFA Champions League mas a segunda se trata de um motivo mais pessoal do nosso amado ídolo e treinador.

1° Grande motivo – O Manchester United devia concentrar seus esforços indo com foco total e utilizando seus principais jogadores para vencer a Europa League porque ao campeão é destinado o privilégio de se tornar automaticamente Pote 1 no sorteio da UEFA Champions League assim como foi com o Chelsea na temporada passada, isso pode nos possibilitar um grupo mais acessível e nos livrando de ficar no Pote 2 e ter alguma surpresa com um grupo mais complicado.

Ao invés de pegar um grupo com Bayern, Atlético Madrid e Lazio por exemplo, podemos sair em um grupo que tenha Sevilla, Shakhtar Donetsk e Midtjylland. É claro que isso é Champions League e nada será tão fácil, mas o fato de poder evitar alguma desastre prévio já se torna um grande motivo para focar nessa conquista.

2° Grande motivo – Nosso treinador e ídolo como ex-jogador está no comando do time há pouco mais de um ano e meio e ainda não levantou um troféu, é claro que a situação do clube desde que assumiu o comando dificulta isso, mas qualquer um que esteja treinando o Manchester United é cobrado para vencer competições e encher o máximo possível a nossa galeria de troféus.

Solskjaer passou da empolgação inicial com resultados até então inesperados para uma série bem ruim onde as críticas se tornaram frequentes e ás vezes de um modo bem exagerado, sempre questionando seu potencial para levar o Manchester United de volta ao caminho dos títulos que SAF deixou e os últimos treinadores não conseguiram, então podemos dizer que existe sim um grande peso sob as costas de Solskjaer e uma conquista de um título da Europa League poderia aliviar um pouco desse peso e com a melhora do elenco poder começar a planejar voos mais altos.

Ele sem dúvidas é parte fundamental no crescimento da equipe no fim desta temporada, principalmente por sua ótima gestão de elenco e se lembrarmos de quem era o seu antecessor isso ganha um papel ainda mais importante, suas escolhas de mercado também são louváveis não só pelas boas contratações que chegaram, mas também aqueles que foram embora, e dentro de campo o futebol hoje voltou a ser motivo de alegria para os torcedores, só falta mesmo uma taça sendo levantada para coroar isso tudo, que tal essa da Europa League?

Mas esses são dois dos motivos que eu vejo, então pedi aos torcedores e seguidores do nosso perfil @mufcbr para nos enviar respostas explicando outros motivos pelos quais o United devia focar na conquista da Europa League, é bem verdade que alguns chocam com os motivos que dei, mas tivemos outros que trazem novos pontos para serem debatidos e vou aqui comentar brevemente alguns deles:

Altamir Hemerson – Para ele a competitividade dessa edição da Europa League é um motivo, times como Sevilla (maior campeão) e Internazionale (segundo maior campeão) trazem um valor a mais, e tendo ainda o Wolverhampton da própria Premier League. De fato isso pode ser um fator de motivação para o elenco, e para o clube como um todo se mostrar, para começarem a temer a volta do Gigante United.

Ismael – Para ele o fato dos outros rivais estarem vencendo outras competições, vencer se torna muito importante. Não posso questionar isso aqui, porque é ruim ver os rivais conquistando taças e mais taças e ficarmos chupando o dedo, então isso pode sim ser um belo motivo para buscar levantar esse troféu.

Diabo Vermelho – Para ele a confiança de uma conquista pode ser benéfica para a equipe e para mostrar ao mundo que o time está voltando a briga pelas grandes competições. Não posso discordar que a confiança nesse trabalho seria maior com uma taça, e mostrar ao mundo que o United está voltando seria ótimo mesmo.

Ana Carolina – Ela fala da importância não só da confiança mas o fato dos jogadores sentirem o gosto da vitória também. De fato isso pode ser importante, vencer uma competição pode colocar nos jogadores um motivação ainda maior para a próxima temporada buscar outras taças e voltar realmente aos trilhos.

Jamal – Para ele um motivo é a concorrência interna de novos técnicos como Arteta e Lampard. É bem verdade que no meio da mídia inglesa esses 3 novos treinadores são colocados praticamente na mesma prateleira e a conquista de títulos pode fazer com que Ole Gunnar Solskjaer possa mudar de prateleira deixando esses para trás.

Comentários