Colunas

Quando foi anunciada a contratação do atacante nigeriano Odion Ighalo no último dia da janela de transferências de Janeiro, muitos torcedores do Manchester United pelo mundo ficaram se perguntando. Quem??? Pois é, Ighalo era um nome pouco conhecido no imaginário do torcedor e mesmo com boa passagem pelo Watford ficou esquecido por algum tempo atuando na China, mas chegou e logo teve oportunidades, aproveitou uma boa parte delas, mas veio o Coronavírus.

Assim como Ighalo, o Coronavírus veio da China e invadiu a Europa paralisando todas as competições e na vida do atacante nigeriano esse impacto tende a ser um pouco maior. Ighalo chegou por empréstimo junto ao Shanghai Shenhua apenas até o fim da atual temporada, o que lhe daria mais ou menos 4 meses para se adaptar ao time, clube, cidade e ao futebol inglês novamente.

E ele de certa forma conseguiu sim causar um bom impacto inicial com 4 gols em 8 jogos pelo United, mas veio então a paralisação da Premier League, FA Cup e Europa League com Ighalo tendo jogado apenas o primeiro dos quatro meses possíveis que teriam em campo para provar ao Manchester United que tem valor no time de Solskjaer e assim ser contratado em definitivo.

Com esse grande ponto de interrogação na temporada, vem os questionamentos sobre a sua permanência ou não para o projeto futuro da equipe, se vale a pena contratar um jogador de 30 anos, ou se Ighalo tem o tamanho necessário para um atacante do United que pretende voltar a brigar por títulos e para responder tudo isso é difícil chegar a uma resposta conclusiva com apenas 8 jogos pelo time. 

Em meu pensamento pessoal devo confessar que tenho uma leve tendência a querer que Ighalo fique no clube, mas são por outros motivos que não esses apresentados até aqui, então vamos a eles: 1) Ighalo mostrou que no mínimo sabe fazer gol. 2) É um jogador forte, faz bem ter um 9 característico no time. 3) Ele mostrou ser um jogador de grupo, não se incomoda em ser opção. 4) Pra mim o principal, Ighalo não só é torcedor do United, como se esforça para vir, se esforça em campo como se fosse um representante nosso lá, e nunca escondi de ninguém que isso me encanta.

Mas como questionei lá encima, o Manchester United é um grande clube e pretende voltar a brigar por títulos, mesmo que Ighalo seja contratado em definitivo para ser uma boa opção vindo do banco, nós temos um atacante titular que consiga fazer gols para que Ighalo seja só uma opção ou ele será alçado futuramente ao time titular? Anthony Martial até tenta, mas não tem as características de um 9, se ele falhar, nós termos Ighalo como a única opção será o bastante?

Essas e outras perguntas terão de ser respondidas por Ole Gunnar Solskjaer e Ed Woodward nos próximos meses quando tomarem essa difícil decisão sobre o futuro de Ighalo no clube, enquanto isso nós torcedores ficamos aqui ligados nas notícias que vem de Manchester e esperando um final feliz para o clube. E se eles querem fazer o Manchester United voltar ao topo da Premier League, vão ter que mostrar que são capazes de responder perguntas difíceis como essas.

Comentários