Colunas

A temporada da Premier League 17-18 chegou ao fim neste domingo (13) e o Manchester United terminou em segundo lugar na classificação, conseguindo o melhor resultado após a aposentadoria do ex-técnico Sir Alex Ferguson. O que fica em discussão é: A temporada do Manchester United na Premier League foi boa ou ruim? Vamos mostrar através de números que a Premier League 17-18 do clube foi boa e os torcedores deveriam valorizar muito mais.

Com a campanha espetacular do nosso rival Manchester City, que inclusive bateu vários recordes,  fez muitos dos torcedores do Manchester United achar que Mourinho não fez bom trabalho na Premier League. Não estamos falando de futebol apresentado, isso de fato deixou a desejar em muitos jogos, estamos falando de números – e contra números, não há argumentos.

Antes de iniciar alguns números, veja os da temporada atual do Manchester United: 81 pontos, 25 vitórias, 68 gols marcados e 28 gols sofridos.

Veja alguns números:

    • Nas últimas cinco temporadas do Manchester United em que foi campeão da Premier League, o clube teve uma média de 87 pontos, 27 vitórias, 79 gols marcados e 31 gols sofridos. Na atual edição.
    • Os últimos campeões da Premier League, Chelsea – duas vezes, inclusive, uma com José Mourinho -, Leicester, City e United com Sir Alex Ferguson na temporada 12-13, tiveram uma média de 87 pontos, 27 vitórias, 83 gols marcados e 36 gols sofridos. Também são números parecidos.
  • Nas últimas quatro temporadas após a saída de Sir Alex Ferguson, o clube teve médias de 67 pontos, 19 vitórias, 57 gols marcados e 36 gols sofridos. São números bem inferiores ao da atual temporada.
  • Nas últimas cinco temporadas, os vice-campeões tiveram média de 80 pontos, 24 vitórias, 80 gols marcados e 37 gols sofridos.

Os números em comparações com os clubes campeões das últimas temporadas, são bem parecidos, poucas diferenças, já em relação aos números das últimas temporadas do Manchester United, a atual temporada foi muito melhor. Ainda devemos lembrar dos ótimos números em jogos envolvendo os clubes do ”Big Six”. Vencemos todos os times, inclusive o Arsenal duas vezes, ficando na segunda posição, perdendo apenas pro campeão Manchester City nesse quesito.

Não queremos que você deixe de criticar José Mourinho, até porque ele mereceu críticas durante vários momentos da temporada, mas devemos valorizar muito mais essa campanha na Premier League. A segunda colocação para o Manchester United não é o ideal, todos nós sabemos disso, mas devido as péssimas campanhas nas últimas temporadas, é necessário abrir os olhos e reconhecer os números da Premier League 17-18.

Comentários