Colunas

Demorou meus amigos, mas enfim o Manchester United chegou ao fim de uma negociação com final feliz e o meia holandês Donny Van de Beek será anunciado nos próximos dias como o primeiro reforço do clube nesta janela de verão atípica pós pandemia, e então vamos analisar um pouco desse novo jogador do United que promete ser muito útil para Ole Gunnar Solskjaer.

Segundo as fontes, o Manchester United acertou com o Ajax sua contratação por 40 milhões de euros mais 5 milhões em possíveis bônus futuros, ele terá um contrato válido por 5 temporadas e deverá receber um salário de 120 mil libras por semana. Tudo isso já se torna muito animador, quem acompanha o mercado de transferências atualmente sabe que os valores tanto de transferências como os salários estão bem inflados, e temos um reforço jovem, talentoso, com espaço pra evoluir, eficiente naquilo de faz e com preços bem acessíveis no atual mercado, podemos dizer então que somente pelo viés financeiro já poderíamos cravar que Van de Beek foi um grande reforço, mas tem mais coisa por ai.

Agora vamos falar de outro ponto importante, nosso treinador Solskjaer não só queria muito a contratação de Van de Beek como também ajudou a contratar conversando com o mesmo e ele tem um bom encaixe no sistema de jogo. Ele é um meio campista moderno que geralmente quem acompanha a Premier League chama de Box-to-Box, é um jogador muito eficiente no meio campo atuando em duas ou até três funções, sempre jogando mais centralizado.

Donny Van de Beek, meio campista holandês do Ajax no ano de uma campanha fenomenal na Champions League 18-19 Créditos: Divulgação Ajax

Van de Beek tem muita qualidade, quem acompanhou aquele Ajax da Temporada 18-19 sabe bem disso, ofensivamente podemos destacar sua qualidade no passe, seja ele curto ou longo tendo uma boa taxa de acerto, cria boas chances de gol e além disso é um tipo de meio campista moderno que chuta muito bem de fora da área, mas também sabe atacar o espaço e entra dentro da área para finalizar a gol. Mas o que poucos sabem é que ele também é um meio campista digno defensivamente, muito eficiente por exemplo na pressão a posse de bola, tem vigor físico para desarmar sem cometer muitas faltas, é muito disciplinado, recebe poucas advertências por cartão, então se trata aqui de um grande reforço também pelo que Solskjaer planeja para o Manchester United nas próximas temporadas.

Mas não vamos parar por aqui, temos mais um ponto importante para enfatizar o quão bom reforço ele é, e esse talvez seja o principal deles. Donny Van de Beek será muito útil numa rotação de elenco com maior qualidade, isso é algo que ficou bem claro como uma falha do time comandado por Solskjaer na última temporada, mesmo após o crescimento do time na fase final da Premier League. Ter mais jogadores de qualidade gerando concorrência e também dando ao treinador a possibilidade de trocar peças e mudar o esquema de jogo sem perder qualidade é algo fundamental para um time que deseja brigar por títulos.

Costumo defender a ideia de que um time que queira brigar minimamente por títulos grandes tem que ter no mínimo 15 jogadores de alto nível com qualidade o bastante para serem titulares mais uns 5 ou 6 com alguma qualidade para substituir em alguma ocasionalidade podendo ser reservas ou meninos da base, a depender de quem analisa o elenco atual do Manchester United podemos chegar entre 9 e 11 desses jogadores que podem ser titulares, precisamos de mais que isso. E isso ficou evidente quando Solskjaer tinha encontrado o time inicial na volta pós parada da pandemia tendo grandes atuações, mas com a sequência absurda de jogos os jogadores do meio como Pogba, Bruno e Matic cansaram e Solskjaer olhava para o banco sem ver muitas alternativas para mudar o jogo, com Van de Beek teremos mais um jogador de qualidade para isso.

Não podemos esquecer também o fato de reunir grandes talentos no meio campo, se você observar os grandes times desta década, eles sempre tiveram meio campistas de muita qualidade para coordenar os ataques e assim foram vencedores, e não podemos negar que quando vemos um time que tem as opções de Paul Pogba, Bruno Fernandes e agora Donny Van de Beek é sim um time com qualidade no setor, e já com algumas boas opções como Fred, Matic, McTominay, Mata, talvez o grande sonho de ter Jadon Sancho não acabou, e jovens da base como James Garner.

Independente de quem vai jogar, de quem será ou não titular, de qual será a opção de esquema tático que Ole Gunnar Solskjaer vai utilizar, é bom ver o Manchester United voltar a reunir grandes talentos no meio campo, algo que nosso eterno ídolo Sir Alex Ferguson sabia fazer muito bem e com ele sempre nos rendeu glórias, quem sabe agora não esteja surgindo um novo United que lutará por novas glórias, esse é nosso desejo, essa é nossa torcida e podemos dizer que já estamos ansiosos para ver todos esses talentos em campo, #GGMU.

Comentários