Colunas

Todos já devem estar cientes que após o Brexit muitas novas regras surgiram para entrada na Inglaterra ou em todo o Reino Unido para qualquer cidadão de qualquer outra parte do mundo e no futebol também aumentaram algumas restrições e isso tem começado a atrapalhar o Manchester United na captação de jovens talentos ao redor do mundo. O Manchester United tem uma boa rede de olheiros espalhados pela Europa mas com o Brexit a tarefa de trazer jovens talentos ficou um pouco mais complicada.

O QUE MUDOU?

Antes do Brexit havia um tipo de livre acesso de jovens menores de 18 anos que podiam entrar na Inglaterra e ingressar na United Academy sem grandes problemas, mas agora as coisas mudaram um pouco. Jogadores menores de 18 anos não podem mais entrar com visto no Reino Unido para entrar para o time Sub-18. A regra fará com o que Manchester United tenha duas atitudes. Ou fazemos acordos com anos de antecipação e esperamos os tais jovens completarem 18 anos em seus clubes, ou o United terá de encontrar uma equipe estrangeira que seja parceira do clube para receber esses jovens até que se completem 18 anos, essa parceria já houve antigamente com o Royal Antwerp da Bélgica e agora existe essa possibilidade do United buscar esse acordo para facilitar uma pouco as coisas nesse sentido.

JOVENS TALENTOS QUE VÃO DEMORAR PRA CHEGAR

Nos últimos anos a nossa boa rede de olheiros conseguiu bons talentos para o United Academy, alguns deles vindo de graça após fim de contrato com seus clubes ou pagando alguma quantia em dinheiro já para jovens de 16 anos. Mas veio o Brexit e o clube não conseguiu finalizar um acordo para ter o mais impressionante deles nos últimos anos.

Sergey Pinyaev, jovem atacante russo do Chertanov Moscou de apenas 16 anos mas que já começa a ganhar seus minutos como titular do clube na Segunda Divisão Russa é simplesmente um dos jovens mais talentosos que já fez testes do Manchester United nos últimos anos, os próprios responsáveis pelo United Academy que indicaram isso. Se trata de um jovem atacante que atua como ponta ou segundo atacante e durante esses testes no clube provou ter um grande talento ao contribuir com muitos gols.

Geralmente ele jogar aberto pelo lado, é um atacante de muita velocidade e qualidade o bastante para vencer bons duelos no 1×1 de forma empolgante, às vezes ele nem parecer ser um russo de tamanha habilidade para tal. Pinyaev faz testes no Manchester United desde os 14 anos e em todos os anos é convidado para fazer novos, já deu entrevista dizendo ter a certeza de querer defender o time principal no futuro e tirou fotos recentemente com Ole Gunnar Solskjaer, Paul Pogba e outros membros importantes do clube, só tem um probleminha.

Pela idade, Pinyaev poderá ser efetivamente contratado pelo clube em Janeiro de 2023 quando na Janela de Inverno estará com os 18 anos completados.

Outro grande talento que parece estar em um tipo de acordo apalavrado com o clube é o jovem norueguês Chrisander Bjorndalen Sorum de apenas 14 anos que tem chamado a atenção de vários olheiros, inclusive fez testes no Leeds United mas o Manchester United entrou na disputa e parece agora estar na frente para contratar o jovem talentoso, só que ambos os clubes esbarram nas novas regras do Brexit.

Sorum se trata de um jovem destaque nas categorias de base da Noruega e vem do Stromgodset, o mesmo clube que revelou Martin Odegaard que atualmente é do Real Madrid mas emprestado ao Arsenal. Sorum teve um ano de 2019 com destaque marcando 49 gols, atualmente está jogando pelo Sub-19 de seu time mesmo tendo apenas 14 anos e chama atenção pelo excelente faro de gol, o que faz com que muitos clubes da Europa ficarem de olho nesse talento.

Pelo que parece, tanto Chrisander Sorum quanto seu pai torcem pelo Manchester United e seu agente tem boas relações com o clube pois é o mesmo empresário do nigeriano Odion Ighalo, tudo isso pode fazer com que seja mais possível garantir a contratação desse jovem talentoso, mas vale a pena esperar 4 anos por um jovem? Para Sorum ser contratado pelo Manchester United teríamos de esperar até meados de 2025.

Bom, esses são apenas dois grandes exemplos de jovens menores de 18 anos que poderiam estar ingressando no clube nos próximos anos mesmo com as novas dificuldades impostas pelo Brexit. A nossa rede de olheiros segue atenta com jovens talentos e quem sabe possamos encontrar mais alguns deles por ai, uma pena é que vamos ter que esperar tanto para vê-los em ação pelo United.

Comentários