Colunas

Aproveitando essa parada para o Coronavírus e a falta de futebol ao vivo na TV temos que nos apegar em outras coisas para que nossa mente se distraia e não surtemos com tudo isso que assola o mundo inteiro. Em meio a esse período de pouca coisa para ocupar a mente, acabei refletindo sobre quem vai ocupar as vagas no meio campo no time inicial do United quando Pogba voltar?

Sabemos que o futuro de Paul Pogba no Manchester United ainda está indefinido, mas não podemos hora alguma questionar a tamanha qualidade do meio campista francês e sua importância quando estiver 100% bem fisicamente. Então diante de tudo isso devemos dar um voto de confiança a ele e lhe garantir uma vaga cativa nesse meio campo? Ou vamos continuar questionando a sua falta de comprometimento? E isso é algo que lhe faria sair da disputa por essa vaga?

Bom, o que podemos tratar como fato é que no início da temporada essa falta de Paul Pogba seria muito mais sentida até porque Fred era uma incógnita por ainda não ter tido uma sequência de jogos bons, Scott McTominay era ainda testado numa posição mais central e recuada no meio, Matic em queda livre nas últimas duas temporadas, Andreas meio perdido quanto a sua posição no time. E boa parte de todas essas questões mudaram.

Talvez por isso podemos questionar se Paul Pogba merece ou não voltar ao time principal de uma vez ou se deve aguardar sua vez. Fred evoluiu nesta temporada e junto de Scott McTominay se firmaram neste meio campo do United, depois da lesão do escocês veio Matic para substituí-lo e conseguiu voltar a ter bom rendimento no meio campo. Até Andreas que menos utilizado e até questionado teve lá sua utilidade em alguns momentos. 

No meio campo ofensivo onde Pogba também pode atuar, vimos a chegada impactante do português Bruno Fernandes que tem se mostrado ser muito criativo exatamente na faixa de campo onde o o francês pode atuar. Claro que Bruno também pode cumprir essa função em outras faixas de campo por sua tamanha eficiência, mas isso mexeria com a escalação de outros jogadores mais ofensivos.

Mas e agora, como Ole Gunnar Solskjaer deve escalar esse meio campo após o retorno do francês? Sem dúvidas essa é uma pergunta difícil de responder com exatidão e por tudo que você leu antes, deve estar concordando comigo. Mesmo para os mais apaixonados por Pogba, porque se ele entra quem deveria sair do time? 

Algo que penso sobre essa escalação do meio campo é, se Pogba volta ao 11 inicial nós temos o seguinte dilema. Ele vai jogar mais atrás ou mais ofensivamente? Se for recuado teríamos que escolher um entre Fred, McTominay e Matic. Se for mais ofensivo, teria de deslocar Bruno Fernandes para a meia direita onde geralmente jogam Daniel James e Juan Mata, e isso possibilitaria ter um meio campo mais forte fisicamente. Essa segunda opção parece mais plausível para os jogos “normais”, porém em jogos contra as outras grandes forças da Premier League temos visto Solskjaer mudar o esquema tático para o 3-5-2 ou ás vezes 3-4-3 tendo Shaw e Williams pelo lado esquerdo, se for isso teríamos menos uma vaga do meio para frente, como resolver?

Bom, não sei vocês mas eu começo a ficar feliz por ver que esses dilemas voltam a acontecer em Old Trafford, isso é a prova de uma qualificação melhor do elenco e gera uma dúvida na cabeça do treinador que não víamos a muito tempo. E isso poderá ficar ainda mais intenso se os rumores de contratações como as de Jadon Sancho e Jack Grealish, então podemos esperar que o treinador norueguês terá muito trabalho nos próximos meses e anos, se prosseguir no comando do Manchester United. 

Eu não tenho dúvidas de que é assim que times campeões são formados, e por isso é bom ver o United voltando aos trilhos, voltando a ter grandes jogadores e quem sabe, voltando a disputar títulos.

Comentários