O Jogo

No jogo em que o artilheiro e vice da Premier League – leia-se Demba Ba e van Persie, respectivamente -, foram coadjuvantes, o Manchester United reassumiu a vice liderança – perdida momentaneamente para seu rival, City – com uma ótima vitória sobre o Newcastle, em St. James Park. Já o time de Alan Pardew ficou na 10ª colocação, com 9 pontos.

Com Rooney, van Persie e Kagawa começando uma partida juntos pela primeira vez na temporada, os Devils tiveram um início de partida arrasador. Logo aos 8 minutos, Persie cobrou escanteio pra área e o zagueiro Evans aparece pra cabecear forte; 0-1. E oito minutos depois – aos 16, novamente em jogada de escanteio, o baixinho francês Evra foi bem ao primeiro poste para ampliar o marcador, dessa vez com assistência de Wayne Rooney.

Minutos antes o time visitante já poderia ter feito o terceiro; Welbeck marcou a saída do goleiro Stephen Harper, que se atrapalhou todo e entregou a bola para o atacante, que sem olhar para o gol, bateu pra fora. A primeira chance do time anfitrião foi só aos 17 minutos, quando Jonas Gutiérrez bateu forte da entrada da área, assustando De Gea e animando o Newcastle para o ataque, que conseguiu equilibrar o jogo. Entretanto, no restante da primeira etapa não tivemos muitas emoções, com a defesa do United marcando bem (!) e anulando os principais jogadores adversários.

Segundo tempo de lance polêmico

Os times voltaram para o segundo período sem alteração, e já aos 4’ os Magpies chegaram com perigo. De Gea saiu terrivelmente mal em cruzamento de Ben Arfa e Demba Ba cabeceou na trave, e no rebote, Cissé, de cabeça, obrigou o jovem goleiro a se redimir – com uma defesa duvidosa, que para a arbitragem, foi encima da linha. O time de Alex Ferguson só atacou 10 minutos depois, quando Rooney passou por dois marcadores e bateu de esquerda para boa defesa de Harper.

E aos 20 da segunda etapa, um golaço de Tom Cleverley; o chamado ‘’new Scholes’’ pelo torcedor mancuniano bateu do meio da rua e encobriu o goleiro dos Magpies, coroando sua ótima atuação na partida, talvez sua melhor com a camisa vermelha. Espetacular. Faltando 10 minutos para o fim da partida, Ferguson tirou Wayne Rooney – que para mim, melhor jogador da partida – e colocou o lendário volante Paul Scholes. Bela troca.

Após 7 minutos, mais um recordista entrou em campo – Ryan Giggs, substituiu van Persie, que tinha cartão amarelo e poderia ser expulso a qualquer momento -. Foi a 914ª aparição do meia galês na Premier League. Legenda. Com a bola rolando, poucos lances de perigo no final do jogo. 3-0 United.

Agora, o time de Manchester têm duas semanas de folga e volta a jogar somente no dia 20, contra o Stoke City, em Old Trafford. Já o Newcastle enfrenta o Sunderland um dia depois, no Stadium Of Light.

 Detalhes da Partida 

Escalações

Newcastle: Harper, Santon, Williamson, Perch e Ferguson (Anita 63’), Ben Arfa, Cabaye, Tiote (Bigirimana 80’) e Gutierrez, Ba e Cissé (Ameobi 63’);

Manchester United: De Gea, Rafael, Ferdinand, Evans e Evra, Carrick, Cleverley, Welbeck e Kagawa (Valencia 55’), Rooney (Scholes 79’) e van Persie (Giggs 87’).

Gols
Evans (8’), Evra (16’) e Cleverley (71’) – United

Cartões Amarelo
Tioté (32’), Gutiérrez (42’), Perch (75’) e Bigirimana (86’) – Newcastle
Kagawa (21’), Ferdinand (30’), van Persie (31’) e Scholes (90’) – United

Por Lucas Filus
www.mufc.com.br

Comentários