Competições

» PRÉ-JOGO

Pela 18ª rodada da Barclays Premier League, o United recebe a equipe do Newcastle em Old Trafford. Após um empate insosso com o Aston Villa na última rodada, o time de van Gaal enfrenta os Magpies, precisando vencer, ainda com desfalques: Rojo, Shaw, Blind, Fellaini, Herrera e Di Maria seguem de fora. Do lado do Newcastle, a partida marca a volta de Steven Taylor aos gramados, recuperado de uma lesão na cabeça; a equipe de Alan Pardew vinha tendo uma sequência expressiva de vitórias, todavia vem de três revéses seguidos e precisa reagir.

» O JOGO

A partida começou com um United tentando trocar passes para chegar mais perto da área do Newcastle; enquanto este investia nos contra ataques pelos lados, com Gouffran e Perez abertos. A posse era toda do United e a saída com os três zagueiros, novamente, deixava-os como armadores das jogadas. Com isso, Rooney, Mata e Carrick precisavam voltar para fazer a transição.

Aos 15 minutos, van Persie teve a chance de marcar o primeiro, após receber enfiada dentro da área e passar pelo goleiro, porém a falta de ângulo o impediu de abrir o placar no Teatro dos Sonhos e o holandês finalizou para fora. Na sequência, três minutos mais tarde, foi a vez de De Gea trabalhar em chute forte de fora da área de Janmaat, levando perigo.

Aos 22, Rooney puxou contra ataque de trás do meio campo e abriu pela esquerda com Mata, o espanhol levantou a cabeça e lançou na medida para Falcao, de carrinho, encontrar na pequena área Rooney de novo, que marca o primeiro do jogo. United 1 a 0. Os donos da casa continuavam encurralando o Newcastle, concentrando suas investidas pela esquerda em jogadas de Young. Procuravam tão já outro gol.

O tempo passava e o Newcastle começava a dar mais espaços. E, aos 35, o segundo gol saiu. Falcao brigou demais pela posse no campo de ataque, a recuperou, e tocou para Mata, o espanhol mais uma vez enfiou com precisão para Rooney, que bateu no canto direito de Alnwick, marcando o segundo do United – e seu segundo no jogo. United 2 a 0.

» SEGUNDO TEMPO

Mal começava o segundo tempo e Rooney mais uma vez brilhou. O capitão e camisa 10 recebeu pelo meio, levantou a cabeça e deu um passe magistral na cabeça de van Persie, que não perdoou e fez o terceiro dos red devils. United 3 a 0. O hoje volante Rooney, também fazia as de meia e de atacante. O jogo era dele. E tudo indicava que caberia mais.

E só não saiu logo em seguida o hat-trick de Rooney por que a cobrança de falta do camisa 10 passou por cima do travessão de Alnwick. Pensando na maratona de jogos que sucedem o Boxing Day, uma vez que nos próximos seis dias o United terá dois jogos, van Gaal sacou Carrick e Falcao e os substituiu por Fletcher e Wilson, respectivamente.

À medida que o tempo se esgotava, o United administrava a partida e trocava passes no meio campo, vez ou outra arriscando alguma investida à frente. Em uma destas, van Persie teve a chance do quarto em sobra de bola alçada na área, porém furou.

Aos 79 minutos, foi a vez do Newcastle atacar com Perez. Pela direita, o veloz meia atacante dos Magpies arrancou e chutou forte, todavia parou em De Gea. Na sequência van Gaal mexeu pela última vez no time: tirou Valencia e promoveu a volta aos gramados de Rafael. Importantíssimo retorno do brasileiro, único lateral direito de ofício no elenco principal.

Faltando cinco para o final do tempo regulamentar, Jones deixou a perna e cometeu pênalti em Colback. Cissé bateu forte, no ângulo de De Gea e diminuiu no Old Trafford. 3 a 1. Entretanto não havia tempo para mais que isso. Fim de jogo no Teatro dos Sonhos. Em grande jogo de Rooney e Mata, o United conquista três pontos que o consolidam ainda mais na terceira colocação do campeonato. Segue a maratona de jogos de fim de ano. Tottenham (Domingo 28), Stoke (Quinta-feira 01).

[divide icon=”square” color=”#000000″]

Detalhes

Escalações

Manchester United: De Gea; Jones, McNair, Evans; Valencia( Rafael 80′), Carrick( Fletcher 61′), Rooney, Young; Mata; van Persie e Falcao( Wilson 65′)

Newcastle: Alnwick; Janmaat, Coloccini, S.Taylor, Dummett( Cabella 63′); Colback, Anita; Sissoko, Perez, Gouffran; Armstrong( Cissé 63′)

Gols

Manchester United: Rooney( 22′, 35′) e van Persie( 52′)

Newcastle: Cissé( 87′)

Cartões Amarelos

Manchester United: van Persie( 66′)

Newcastle: S.Taylor( 61′) e Gouffran 89′)

Por Breno Zonta
www.mufcbr.com

Comentários