Especial

O Manchester United terminou a janela de transferências com cinco novos jogadores.

Edinson Cavani assinou um contrato de dois anos após a sua saída do PSG em junho, enquanto Alex Telles foi contratado por £ 15,4 milhões do Porto para reforçar a posição de lateral-esquerdo.

Cavani e Telles vão competir por vagas no time de Ole Gunnar Solskjaer, mas o United também fechou negócios com dois jovens altamente cotados para o futuro, Amad Diallo da Atalanta e Facundo Pellistri do Peñarol.

Diallo, um ala marfinense de 18 anos, se juntará ao United em uma “data posterior”, possivelmente em janeiro, mas Pellistri, um craque uruguaio de 18 anos, ingressará no clube imediatamente e lutará por um lugar no time de Solskjaer.

Os torcedores do United sabem o que esperar de Cavani e Alex Telles, mas e quanto ao seu compatriota?

O que Solskjaer disse sobre Pellistri:

“Os nossos olheiros acompanham Facundo há muito tempo e acreditamos que ele será um verdadeiro talento a longo prazo. Embora saibamos que vai demorar para se adaptar ao futebol inglês, ele é capaz de ter impacto com seu ritmo e capacidade de vencer o adversário.”

“Facundo tem a plataforma perfeita para se desenvolver no Manchester United e tem todas as qualidades técnicas e a mentalidade certa para se tornar um jogador de ponta aqui. Estamos todos ansiosos para trabalhar com ele para realizar seu potencial nos próximos anos.”

Seu histórico:

Montevidéu, a capital do Uruguai, é sede do clube de maior sucesso do país, o Peñarol, onde Pellistri jogava antes de se mudar para o United.

Ele fez sua estreia pelo clube aos 17 anos, contra o rival doméstivo Defensor Sporting, em agosto de 2019, antes de se estabelecer como titular regular no time titular, incluindo por um tempo sob o comando do ex-atacante Diego Forlan, antes de sua demissão no mês passado.

De acordo com o site de estatísticas de futebol FBREF , Pellistri fez 26 partidas na Primeira Divisão do Uruguai em duas temporadas, somando 1.695 minutos no total. Nessas partidas, ele marcou um gol, mas se saiu melhor na Copa Libertadores deste ano com um gol e uma assistência em cinco jogos.

Pellistri ainda não foi convocado para a seleção principal do Uruguai, mas dada a força que a seleção Celeste possui atualmente no meio-campo e no ataque, isso não é uma desgraça para um jogador que está começando.

Pellistri recebeu a camisa 10 do Penãrol antes da temporada 2020-21, é considerado um dos jogadores mais promissores do Uruguai e deve estrear em breve pela seleção nacional. Pellistri tem um excelente controle de bola e uma mudança de ritmo devastadora, atraindo comparações com o astro argentino Paulo Dybala.  

Qual é o seu estilo de jogo?

Em declarações à Sky Sports News no dia do prazo final da janela, o especialista em futebol sul-americano Tim Vickery elogiou as qualidades técnicas de Pellistri e sugeriu que ele tem habilidades semelhantes às do ex-astro do Manchester City, David Silva.

“Ele é um craque uruguaio jovem com um equilíbrio adorável, ele é muito fluido e inteligente, vê as coisas. Ele me lembra um pouco uma espécie de protótipo do David Silva.”

As comparações com Silva se acumulam considerando que Pellistri tem um controle de bola excepcional, pés rápidos e uma boa percepção daqueles ao seu redor. Embora Pellistri seja tecnicamente talentoso, Vickery avisou que ele ainda não está fisicamente pronto para jogar na Premier League, já que lutou com esse aspecto do jogo no futebol sul-americano.

“A preocupação é que até o futebol de clubes sul-americano está se mostrando um desafio físico para ele nesta fase da carreira. Fisicamente, acho que ele vai sofrer muito, muito no momento na Premier League. Não acho que ele esteja pronto para isso. ”

Pellistri usará a camisa de número 28 do Manchester United

Comentários