quinta-feira, 21 de setembro de 2017

North Road – A Primeira Casa

Planta da área onde ficava o North Road, única imagem relacionada ao estádio;

North Road foi um estádio de Futebol e campo de críquete em Newton Heath, Manchester, Inglaterra. Foi a primeira casa do Manchester United, quando ainda era conhecido como Newton Heath Lancashire e Yorkshire Railway Football Club, desde a sua fundação em 1878 até 1893, quando o clube mudou-se para um novo terreno na rua do banco Clayton.

Inicialmente, o terreno consistia apenas do campo, sua capacidade era de apenas 12.000 espectadores. A adição de uma nova arquibancada em 1891 aumentou a capacidade para cerca de 15.000. O clube contratou seus primeiros jogadores profissionais em 1886, e começou a quebrar a sua empresa de transporte ferroviário, que era sua principal fonte de patrocínio, mas sem o apoio financeiro, a equipe não podia pagar o aluguel no terreno e tiveram que deixar o local.

Após a fundação do Newton Heath L & FC YR, a pedido dos funcionários da Lancashire e Yorkshire Railway (L & YR) de transporte da empresa e Wagon Works, o clube precisava de um campo para jogar. O local escolhido foi a propriedade da Manchester Cathedral authorities, mas, embora convenientemente situado ao lado dos Vagão de Obras. A companhia ferroviária concordou em pagar aluguel nominal às autoridades e à locação do terreno foi autorizada para o clube de futebol. Como era próximo à linha ferroviária operada pela L & YR, o terreno era geralmente nublado, por um espessa névoa vinda das empresas que ficavam próximo ao estádio.

Expansão e despejo

O terreno inicialmente tinha uma capacidade de cerca de 12.000, mas dirigentes do clube decidiram que não era suficiente para lhes dar alguma esperança de se juntar a Liga de Futebol. Algumas expansões ocorreram em 1887, mas em 1891, Newton Heath usou poucas reservas financeiras que tinham para comprar duas arquibancadas, cada um com capacidade para armazenar 1.000 espectadores. No entanto, esta operação colocou o clube em desacordo com a companhia ferroviária, que se recusaram a contribuir com qualquer financiamento para o negócio. As duas organizações começaram a se afastam a partir de então, e em 1892 o clube tentou levantar £ 2.000 em capital para saldar as dívidas contraídas pela expansão do estádio. A separação também levou a empresa de transporte ferroviário a parar de pagar o aluguel do terreno para as Autoridades da Catedral de Manchester, que na mesma época, decidiu aumentar o valor do aluguel. Sob a crescente pressão financeira, especialmente porque o Manchester Deans and Canons considerou inadequado o clube cobrar o acesso ao terreno, uma ordem de despejo foi direcionada ao clube em junho de 1893.

A administração do clube foi em busca de um novo estádio desde a primeira tentativa de despejo maio do ano anterior, e eles foram foramcapazes de mudar para um novo terreno na rua do banco, trêsmilhas de distância em Clayton.

Atualmente

O estádio já não existe, e North Road foi renomeado para Northampton Road. Após um período atuando como campos de jogos para os locais, Moston Brook High School foi aberto no local. Uma placa vermelha estava em uma das paredes, indicando o local do antigo estádio, mas foi roubada e não foi substituída.

Depois da escola de encerramento em agosto de 2000, o local foi escolhido pela Regional Noroeste Development Agency (NWDA) como o local de o Parque Empresarial Manchester Norte em 2002.

– Bank Street (Clique Aqui)
– Old Trafford (Clique Aqui)

© Copyright 2010-2017 MUFC BR | Manchester United Brasil