A corrida pelo título da European Cup (atual Champions League) começou com bastante facilidade, e os Reds passaram primeiro pelo Maltese Hibernians, após conseguir o placar de 4-0 nos dois jogos. A série continuou contra o FK Sarajevo, conseguindo 2-1 no placar dos dois jogos, em seguida eliminaram o Górnik Zabrze, da Polônia, passando por 2-1 no placar agregado. Na semi-final, o United teria dois jogos contra o poderoso Real Madrid. O primeiro jogo seria no Old Trafford. Os Reds Devils venceram a partida por 1-0, mas foi uma vantagem muito pequena para levar para o Santiago Bernabéu.

Com a lesão no joelho de Denis Law, Busby decidiu chamar o veterano zagueiro Bill Foulkes. O jogo começou mal para o Manchester,com o Real Madrid pressionando, ao fim do primeiro tempo os Merengues estavam com vencendo por 3-1, no placar agregado estava 3-2. O United voltou forte para o segundo, até que aos 30 David Sadler marcou e diminuiu a vantagem dos merengues e empatando o placar agregado em 3-3. Em seguida, Bill Foulkes se tornou herói da partida, após passe de George Best o zagueiro mandou a bola para o fundo da rede, empatando a partida e ampliando o placar agregado para 4-3. Foi o único gol que Bill Foulkes marcou em competições europeias.

O Manchester United enfrentaria o Benfica na final, em Wembley. Em muitos aspectos, foi um dia emocionante para Matt Busby, principalmente após a tragédia que acabou com as promessas do “Busby Babes”. Foi também uma prova de habilidade Busby na escolha de jovens jogadores, do elenco que disputou a final apenas dois jogadores não vieram da base do Manchester United.

Na partida os gols saíram apenas no segundo tempo. Bobby Charlton abriu o placar para o United, em seguida, Jaime Graça empatou. Benfica continuou pressionando nos minutos finais e quase que virava o placar com Eusébio, porém Alex Stepney fez ótima defesa. O United levou a partida para o tempo extra, depois George Best conseguiu se livrar da marcação sufocante da defesa do Benfica e marcou. Depois do gol sofrido o Benfica ficou perdido em campo e Brian Kidd, que estava completando 19 anos, naquele mesmo dia, marcou de cabeça. Bobby Charlton acabou com o Benfica, após marcar seu terceiro gol na partida, com o placar de 4-1 o United se tornou o primeiro time Inglês a conquistar a European Cup (atual Champions League).

Matt Busby mais tarde seria nomeado cavaleiro por suas conquistas e passou a se chamar Sir Matt Busby, além de ser premiado com o Freedom of Manchester, algo parecido como ser reconhecido como cidadão de Manchester.

Conheça mais sobre a história do Manchester United:

<< Charlton, Law e Best | Fim de uma era >>