Após um mau começo de temporada, o clube deu mais um passo importante e em 1903 na contratou seu primeiro treinador, Ernest Mangnall , um publicitário carismático que sabia como trabalhar com os meios de comunicação. Sob sua liderança, a equipe terminou em terceiro lugar na Segunda Divisão. Na temporada seguinte, o Manchester United estabeleceu um novo recorde ficaram 18 jogos invictos depois de perder para o Bolton por 2-0, em setembro 1904, o clube só veio perde uma partida em Fevereiro de 1905, para o Lincoln City por 3-0. Durante a temporada que terminou em 3 º com 53 pontos. Fora de campo o clube sofreu um revés financeiro, quando eles foram proibidos de vender bebidas alcoólicas no estádio.

Mangnall, montou o primeiro elenco de sucesso do United, com uma série de contratações, acabou ganhando o acesso em 1906. A equipe terminou em segundo lugar, na classificação e alcançou as quartas de final da FA Cup , batendo o Aston Villa 5-1 na quinta rodada. Entre essas contratações a principal foi a de Billy Meredith, o lendário atacante foi provavelmente o maior jogador da época.

Ernest Mangnall conseguiu contratar estrelas como o zagueiro Herbert Burgess, Alec “Sandy” Turnbull e Jimmy Bannister, após um escândalo com o Manchester City que forçou a venda da maior parte de seu elenco. Valeu a pena, pois o Manchester United conquistou seu primeiro campeonato em 1908. No ano seguinte, o sucesso continuou, após ganharem do Bristol City por 1-0, na final da FA Cup. Sandy Turnbull marcou o único gol e Billy Meredith foi escolhido como o melhor jogador da partida.

O ano de 1909 também foi um marco para o United por outra razão. John Henry Davies, mais uma vez com o seu enorme apoio financeiro, desembolsou £ 60.000, uma quantia enorme na época, para finalizar o lendário estádio de Old Trafford. O primeiro jogo no futuro Teatro dos Sonhos foi no dia 19 de Fevereiro 1910, contra o Liverpool, que estragou as festa dos Red Devils com uma vitória por 4-3.

Com a liderança de Ernest Mangnall o United começa sua era de glórias. Os red devils seriam os primeiros vencedores da Charity Shield (hoje em dia chamada de Community Shield) em 1908 e o campeonato Inglês de 1911 Aston Villa em um dia tenso última da temporada. A vitória da Charity Shield em 1911 seria o fim da era de Mangnall, que deixou o United para acertar com o City.

Alguns jogadores do Manchester United, em particular, Charlie Roberts e Billy Meredith foram fundamentais na formação da Association of Football Players’ and Trainers’ Union (AFPTU) (que a imprensa chamou de sindicato dos jogadores) em dezembro de 1907. A Association of Football Players hoje se chama Professional Footballers’ Association. Quando a Football Association ameaçou os membros da Association of Football Players com a suspensão dos jogadores antes do início da temporada 1909-10, os jogadores do Manchester United se recusaram a renegar suas participações na Association of Football Players. Um acordo foi assinado entre a Football Association e a Association of Football Players antes do início da temporada o que permitiu que os jogadores se tornassem membros da Association of Football Players.

Em 1912 já sem Mangnall, o clube foi apenas o 13 º lugar no campeonato Inglês. O time escapou por pouco do rebaixamento em 1914-1915, se livrou por um ponto, três dos jogadores do United foram descoberto após terem acertado com jogadores do Liverpool uma vitória do United na partida entre as duas equipes, que ficou conhecido como Escândalo de apostas no futebol britânico em 1915. Os jogadores do United foram considerados culpados pela manipulação de resultados e banido para sempre do futebol.

A Football League foi suspensa durante o início da Primeira Guerra Mundial, quando Sandy Turnbull foi morto na França. Em 28 de dezembro de 1914, Jack Robson foi nomeado como treinador da equipe, anteriormente, o treinador do clube ficava responsável pela maioria dos assuntos relacionados com os jogos. Mangnall foi substituído por TJ Wallworth, que em seguida, foi substituído por JJ Bentley, com quem trabalhou Robson. Sem jogos durante a guerra, o clube não tinha como gerar qualquer receita, mas o clube teve que continuar a pagar a execução da obra do Old Trafford, e a situação financeira começou a se agravar.

Conheça mais sobre a história do Manchester United:

<< Problemas Financeiros | Sobe e desce de divisão >>