Em 1992-93, o campeonato inglês passou a se chamar Premier League e na temporada inaugural, após a compra de Eric Cantona por £ 1.200.000 vindo do Leeds United, o United voltou a conquistar um título inglês após 26 anos e Ryan Giggs foi eleito pelo segundo ano consecutivo o Jogador Jovem do Ano. No entanto o clube foi eliminado da FA Cup pelo Sheffield United na quinta fase, apó perder por 2-1, em Bramall Lane. O Manchester United sagrou-se campeão no dia 2 de Maio. Na janela de transferência, o clube pagou £ 3.750.000 para o Nottingham Forest, pelo meio campista, irlandês, Roy Keane com apenas 22 anos.

O United começou a temporada seguinte com glória no Wembley, batendo o Arsenal nos pênaltis na final da FA Charity Shield (Atual Community Shield), após um empate por 1-1. O Manchester United começou a liderar a Premier League de 1993-94, no final de agosto, e manteve a liderança durante toda a temporada, até que no início de maio, com uma diferença de sete pontos sobre sobre o Blackburn Rovers o United garantiu o título. Eric Cantona terminou a temporada com 25 gols em todas as competições inglesas e foi eleito o Jogador do Ano. O clube garantiu sua primeira Double quando venceu o Chelsea por 4-0, na final da FA Cup.Os Red Devils chegaram a final da Football League Cup (Atual Carling Cup) em 1994, mas perderam para o Aston Villa por 3-1.

Na final da FA Cup em 14 de Maio, o jogo seguia sem gols até o começo do segundo tempo, mas após Eric Cantona marcar 2 gols em cobranças de pênaltis e logo após Mark Hughes e Brian McClair ampliaram o placar, a vitória por 4-0 sobre o Chelsea garantiu que o United iguala-se o recorde do Tottenham que possuia oito conquistas da FA Cup. Ferguson percebeu que seu elenco seria o bom o bastante para jogar contra qualquer equipe na próxima temporada e fez apenas uma contratação, quando pagou ao Blackburn Rovers, £ 1.200.000 pelo zagueiro de 24 anos, David May. Em 1993-1994 Bryan Robson fez sua última temporada no Manchester United, no final da temporada ele foi para o Middlesbrough para assumir o cargo de jogador-treinador.

Na temporada 1994-95, em uma partida contra o Crystal Palace, Cantona recebeu o cartão vermelho após grave falta no adversário, e, passando em frente a torcida rival, Cantona, que era xingado por diversos torcedores, partiu para cima do torcedor Matthew Simmons (que posteriormente, foi descoberto que era um hooligan), dando uma “voadora” ao estilo “kung fu”, e seguido por uma série de socos. Eric Cantona foi penalizado apenas pela Federação Inglesa, que o proibiu de atuar em qualquer partida nos nove meses seguintes, além de uma multa de doze mil dólares. No mês seguinte, sua pena foi ampliada, tendo que pagar mais uma multa de 25 mil dólares. Para piorar sua situações, a FIFA também o puniu, o proibindo de atuar profissionalmente em qualquer partida de futebol, além da Justiça Inglesa, que o sentenciou a duas semanas de prisão, que foram substituídas por 120 horas de serviços comunitários. Para piorar a situação do United jogadores como Paul Parker, Ryan Giggs e Andrei Kanchelskis não puderam jogar durante um longo período devido a lesões.

Na temporada 1994-1995, Paul Scholes e Phil Neville, dois jovens e promissores jogadores fizeram suas estréias na equipe principal. A estréia de Scholes foi impressionante, marcando cinco gols em 17 jogos. Duas temporadas antes jogadores como, Gary Neville , David Beckham e Nicky Butt estreiram no elenco principal, porém só ganharam destaque na durante a temporada 1994-1995.

Novamente o United bateu o recorde de transferência inglesa, pagando £ 7.000.000 (£ 6 milhões em dinheiro mais £ 1.000.000 referente ao passe de Keith Gillespie) para o Newcastle United em troca do atacante Andy Cole. A transferência havia sido acertada apenas duas semanas antes do incidente com Cantona, Andy Cole foi contratado para ser substituto de Mark Hughes, mas com a suspenção de Cantona, Hughes acabou sendo parceiro de Cole para o restante da temporada. Cole não demorou muito para marcar gols, após marcar cinco gols na goleada aplicada no Ipswich Town com um placar de 9-0 em pleno Old Trafford, em 1995. United quase conseguiu conquistar o tri-campeonato da Premier League, mas após um empate por 1-1 na última partida da Premier League tirou o título da equipe. O United perdeu o título da FA Cup, quando perdeu por 1-0 para o Everton na final em Wembley. Isso deixou o United sem um troféu pela primeira vez desde 1989.

Conheça mais sobre a história do Manchester United:

<< Sir Alex Ferguson | Segunda Double >>