Em 1901 o time terminou em 10º lugar no campeonato inglês, perdendo mais jogos do que ganhou e com a venda de ingressos caíndo a dívida do time aumentou, rapidamente, o clube decidiu realizar um bazar de quatro dias para conseguir dinheiro no teatro St James Hall, em Manchester. Existe uma história popular ligando um cachorro São Bernardo e a chegada de John Henry Davies à presidência do clube. Diz a lenda que, o zagueiro, Harry Stafford era dono do cachorro, São Bernardo, que após de escapar com uma lata da coleção, em uma das noites, após o bazar ser encerrado, se encontrou com John Henry Davies, após uma conversa com Stafford (que começou com Davies querendo comprar o cão) Davies decidiu comprar a equipe.

Em 9 de janeiro de 1902, William Healey, presidente do clube, entrou na justiça com uma ordem de liquidação, contra o clube, alegando que o clube lhe devia uma quantia de £ 242. As dívidas do clube giravam em torno de £ 2670 (equivalente a £ 210.000 em valores atuais).

Na segunda-feira, 13 de janeiro de 1902, o jornal, Manchester Guardian relatou:

“A notificação foi dirigida para os responsáveis pela Segunda Divisão, devido à falta de experiência do Newton Heath, com a seguinte situação. A situação financeiramente do clube está péssima. Uma ordem de liquidação para o pagamento de uma dívida, no valor de £ 242 foi apresentada na semana passada e nenhuma medida poderá ser tomada até o jogo do sábado. Ouve-se que um novo clube será formado das cinzas do velho, mas isso não foi decidida definitivamente”.

A situação do Newton Heath foi resolvida a tempo da disputa de seu próximo jogo no sábado, 18 de janeiro, 1902.

A fuga e o encontro do cão foi o motivo do encontro entre o capitão da equipe Harry Stafford e Davies, que levaria um grupo de empresários. Juntos, eles vieram com £ 2.000 para salvar o clube.

Quando John Henry Davies se tornou o presidente do clube, a equipe já não tinha laços com suas origens e após a proposta do novo presidente, o nome do clube foi alterado, inicialmente foi proposta a mudança para Manchester Central e posteriormente Manchester Celtic, porém ambos foram rejeitados. Em 24 de abril de 1902, foi aprovado o atual nome: Mancheter United. Eles também mudaram as cores da equipe de verde e amarelo-ouro para vermelho e branco.

Após se livrar da ordem de liquidação, que levaria a equipe a falência, por quatro empresários ricos, o clube jogou sua primeira temporada como Manchester United, em 1902-03. Com a injeção de dinheiro, além de alguns novos jogadores, a equipe ganhou uma motivação necessária para mudar a situação do clube. Eles ganharam 15 jogos do campeonato, conquistaram 38 pontos e terminaram em quinto, na segunda divisão.

Conheça mais sobre a história do Manchester United:

<< Mudança no nomeFortuna, Títulos e Old Trafford >>