sexta-feira, 16 de novembro de 2018

UEFA Champions League (Liga dos Campeões)


A principal competição europeia de clubes, inicialmente chamada de Taça dos Clubes Campeões Europeus foi lançada pouco tempo depois do primeiro congresso da UEFA, que decorreu em Viena, a 2 de Março de 1955. Contudo, a competição não surgiu por iniciativa da UEFA. Com a maioria dos membros fundadores da UEFA mais preocupada em criar uma competição europeia para seleções, o jornal francês L’Equipe e o seu editor, Gabriel Hanot, desenhavam uma competição continental destinada aos clubes. Hanot, em conjunto com o colega Jacques Ferran, projetou uma competição que seria disputada nas noites de quarta-feira.

A competição idealizada pelo L’Equipe não obrigava que os participantes fossem campeões nacionais, e sim por meio de convites aos times com mais torcidas. Representantes de 16 clubes foram convidados para uma reunião, realizada nos dias 2 e 3 de Abril de 1955 e as regras do L’Equipe foram aprovadas por unanimidade.

A UEFA, que tinha sido fundada em Junho de 1954, decidiu intervir e entrou em contato com a organização máxima do futebol mundial, a FIFA, e o Comité Executivo desta, numa reunião realizada em Londres, no dia 8 de Maio de 1955, autorizou a realização da nova competição de clubes com a condição de ser organizada pela UEFA e que as federações nacionais dessem o consentimento à participação dos respectivos clubes. O Comité Executivo da UEFA aceitou estas premissas exigidas pela FIFA e concordou em realizar a competição num encontro realizado no dia 21 de Junho de 1955.

O primeiro jogo da Taça dos Campeões aconteceu em Lisboa e o Sporting Clube de Portugal empatou por 3×3 com o FK Partizan. A equipa iugoslava venceu a segunda partida, em Belgrado, por 5×2 e avançou para a fase seguinte.


O Real Madrid dominou o início da competição, tendo vencido as primeiras cinco edições. Desde então, outros clubes conseguiram também períodos de hegemonia, como o Ajax e o Bayern de Munique, que conseguiram, cada um, três títulos consecutivos. Contudo, nenhuma equipe conseguiu ter um grande período de domínio absoluto. O Ajax teve de esperar 22 anos pelo quarto título. A conquista do Real Madrid, em 1998, foi a primeira em 32 anos, já conquista do Bayern de Munique, em 2001, terminou uma longa espera de 26 anos pelo quarto título.O Real é a equipa que mais vezes disputou a final, com 13 presenças.

A conquista do Milan em 2003, aconteceu após uma maratona de 19 jogos, que começou na terceira pré-eliminatória e terminou numa final italiana, na qual os milaneses bateram a Juventus na disputa de penalidades.

A mudança mais radical no formato da competição aconteceu na temporada 1992/1993, quando a UEFA Champions League passou a ter uma fase de grupos, além das tradicionais eliminatórias, depois de, no ano anterior, essa etapa ter sido testada com êxito.

O atual Troféu da UEFA Champions League, que mede 73,5 centímetros de altura e pesa 7,5 quilos. Uma norma, introduzida em 1968, permitiu que a Taça se torne propriedade de qualquer clube que vença a competição cinco vezes alternadas ou em três ocasiões seguidas. Isso significa que Real Madrid, Ajax, Bayern de Munique, Milan, Liverpool e Barcelona, possuem um exemplar original na sua sala de troféus.

O troféu que o capitão da equipa vencedora erguerá é a quinta versão do atual design. Depois de o original ter sido entregue ao Real Madrid, em 1966, o então secretário-geral da UEFA, Hans Bangerter, decidiu criar um novo design e pediu a ajuda de um especialista local de Berna (capital da Suíça), Jürg Stadelmann, para a sua criação.

“O meu pai, Hans, e eu fomos até ao escritório de Bangerter e cobrimos o chão de desenhos. Ele fez comentários como: ‘os búlgaros gostariam do fundo dessa. Os espanhóis gostariam dessa, mas os italianos prefeririam essa e os alemães escolheriam esta’. Depois juntámos tudo, como um quebra-cabeça. Foi um design constituído por várias partes, ainda assim gosto dele e penso que toda a gente no futebol sente o mesmo”, disse Stadelmann.

“Lembro-me de que tinha de estar terminada antes de 28 de Março, porque iria me casar e levar a minha mulher a Los Angeles, numa viagem de barco que ia durar dez dias. O troféu demorou 340 horas até estar acabado. Fiz o melhor trabalho possível, que depois foi concluído pelo gravador, Fred Bänninger”,  acrescentou Stadelmann.

Títulos Clubes
12 Real Madrid
7 Milan
5 Bayern de Munique, Barcelona e Liverpool
4 Ajax
3 Internazionale e Manchester United
2 Juventus, Benfica, Nottingham Forest e Porto
1 Celtic, Hamburgo, Steaua București, Olympique de Marseille, Borussia Dortmund, Chelsea, Feyenoord, Aston Villa, PSV e Estrela Vermelha de Belgrado

.

UEFA
Wikipédia

Conheça outros torneios, clicando aqui

© Copyright 2010-2017 MUFC BR | Manchester United Brasil