Quem é Diogo Dalot?

O Manchester United completou a contratação de Diogo Dalot, do Porto por 22 milhões de euros. O lateral tem 19 anos, e fez a sua estreia no Porto em Fevereiro.

Perfil

  • Idade: 19
  • Nasceu em: Braga, Portugal
  • Posição: Lateral
  • Convocações pela seleção: 4 na sub-21

PELA SELEÇÃO PORTUGUESA:

Dalot subiu da academia do Porto, ele também representava Portugal nas divisões de base – primeiro lugar pelo Sub-15 em junho de 2014.

O Dalot tornou-se um jogador regular no time Sub-17 e desempenhou um papel fundamental na sua vitória no Campeonato Europeu em 2016.

Depois de iniciar três dos quatro primeiros jogos de Portugal no torneio, nos quais marcou 12 gols, Dalot conseguiu um triunfo por 2-0 na semi-final sobre a Holanda.

Ele então abriu o placar na final contra a Espanha, e apesar de Brahim Diaz do Manchester City rapidamente empatar, Portugal levantou o troféu depois de vencer por 6-5 nos pênaltis – Dalot converteu o seu penalti.

Desde então, Dalot fez quatro gols pela equipe Sub-21, ao tentar garantir a classificação para o Euro 2019 na Itália.

UEFA Youth League Para a Primeira Liga

Mesmo no sub-17 de Portugal iniciou a temporada 2016/17 com a equipe do Porto sub-19 na UEFA Youth League.

Ele também representou o Porto B por três vezes.

Em fevereiro, Dalot fez sua estréia pela primeira vez aos 18 anos, saindo do banco em uma vitória por 5 a 0 sobre o Rio Ave.

Depois de outra aparição substituta contra o Estoril, Dalot iniciou quatro jogos consecutivos pelo Porto, registando duas assistências na primeira das quais contra o Portimonense.

“É um garoto que fez um trabalho excepcional no time B”, disse o técnico Sergio Conceição, em fevereiro. “O Dalot tem um comportamento muito bom, mas é apenas um jogo. O sucesso não tem nada a ver com uma ou outra boa prestação, mas sim dar continuidade e afirmar-se mais no FC Porto. Ele tem a qualidade para o fazer. É um grande jogador.”

Esta corrida também coincidiu com a presença na Liga dos Campeões no empate de 0 a 0 nas oitavas-de-finais, frente ao Liverpool, depois de uma derrota por 5-0 no primeiro jogo.

Foi mais uma demonstração de fé do técnico Conceição e, apesar de ter sofrido uma lesão no joelho até o encerramento da campanha, Dalot terminou a temporada como campeão da liga, com o Porto terminado sete pontos à frente do rival Benfica.

Sombra para Valencia ou Young?
A versatilidade de Dalot faz dele uma perspectiva atraente. Ele jogou em um papel mais avançado na esquerda ou direita do meio-campo quando Porto B jogou com três zagueiros, enquanto ele foi desdobrado na lateral esquerda para as quatro primeiras partidas com o primeiro time.

Isso significa que sua chegada a Old Trafford representará uma ameaça para Valencia e Ashley Young. Ambos terão 33 anos de idade até o início da próxima temporada, então a ideia de um jovem cheio de expectativa pode deixar Young ou Valencia com medo de perderem suas posições.

Além disso, os contratos atuais de Valência e Young estão expirando em junho de 2019, então parece que Dalot poderia ser apenas o começo da renovação defensiva de Mourinho.

 

Comentários