A Barclays Premier League Sub-21 substituiu a Premier Reserve League no início da temporada 2012/2013 com o objetivo de melhorar o desenvolvimento dos jovens e ajudar os jogadores na transição entre as categorias de base e o time principal.

O campeonato é definido com os seguintes critérios:

› No total, 24 clubes disputam a Barclays Premier League Sub-21, onde cada um desses clubes se inscreveram para a “Primeira Categoria (Category One)” no status de Elite Player Performance Plan (EPPP). Existem 17 clubes da Barclays Premier League e sete clubes da Championship.

› Desde a temporada de 2014/2015, os 24 clubes foram divididos em duas divisões.

› Os clubes irão jogar entre si, em cada divisão, por duas vezes, em casa e fora.

› Na Division 1, a equipe que terminar em primeiro ao final da temporada será a campeã. Não há play-off, como aconteceu na temporada 2012/2013. As equipes que terminarem na 11º e 12º posições da Division 1 são rebaixadas.

› O campeão da Division 2 tem sua promoção automaticamente garantida, as equipes posicionadas entre a segunda e quinta posição disputam a promoção via play-off. No play-off, o segundo enfrenta o quinto, enquanto que o terceiro enfrenta o quarto colocado. Os confrontos serão disputados em uma única partida, com os dois vencedores competindo uma partida final.

› Não há rebaixamento na Division 2.

› Cada clube está autorizado a utilizar apenas três jogadores, de linha, maiores de 21 anos, além do goleiro que pode ter mais de 21.

› Cada clube deve realizar, pelo menos, três partidas em seu estádio principal durante a temporada, o que ajuda a melhorar a experiência de partidas para os jovens jogadores e fãs.

› Campos de treinamento dos clubes ou locais de treinamentos dos jogadores das categorias de base podem ser utilizados para a realização de até três jogos em casa ao longo da temporada do torneio.

» CAMPEÕES

TEMPORADA CAMPEÃO VICE
2012/2013 Manchester United Tottenham
2013/2014 Chelsea Liverpool
2014/2015 Manchester United Liverpool

Os clubes da temporada 2015/2016:

› Arsenal
› Aston Villa
› Blackburn Rovers
› Brighton & Hove Albion
› Chelsea
› Derby County
› Everton
› Fulham
› Leicester City
› Liverpool
› Manchester City
Manchester United
› Middlesbrough
› Newcastle United
› Norwich City
› Reading
› Southampton
› Swansea City
› Stoke City
› Sunderland
› Tottenham Hotspur
› West Bromwich Albion
› West Ham United
› Wolverhampton Wanderers