Colunas

Depois de praticamente dois meses com a janela aberta e somente uma contratação anunciada oficialmente, o Manchester United através de Ed Woodward e Matt Judge conseguiu oficializar a contratação de mais quatro reforços para o time de Ole Gunnar Solskjaer. A pressão para realizar contratações era grande mesmo antes de iniciar a nova temporada e ficou maior com os resultados e atuações ruins, então desde a derrota vexatória diante do Spurs no último sábado eles trabalharam e conseguiram algum êxito, com críticas mas tiveram êxitos.

É bem verdade que o maior alvo do clube na janela de transferências não chegou, o meia atacante inglês Jadon Sancho permaneceu no Borussia Dortmund que pedia 120 milhões de euros por sua liberação, um valor que desde o início o United não parecia disposto a desembolsar. Até o sábado corríamos um sério risco de terminar a janela somente com o holandês Donny Van de Beek contratado, mas ao final desta segunda o clube anunciou o atacante uruguaio Edison Cavani ex-PSG, o lateral esquerdo brasileiro Alex Telles ex-Porto, e os jovens Facundo Pellistri ex-Peñarol e Amad Traoré que defenderá a Atalanta até o mês de Janeiro.

EDINSON CAVANI ATACANTE – 33 ANOS

Anunciado oficialmente como reforço ofensivo do Manchester United no fim da tarde desta última segunda-feira, Edinson Cavani chega ao clube sem custos após terminar seu vínculo com o Paris Saint-Germain, assinou contrato válido por uma temporada com a opção de renovação por mais uma. Cavani chega para ser reposição um ano atrasada de Romelu Lukaku e disputará vaga no comando de ataque com Anthony Martial e Odion Ighalo. Por se tratar de um artilheiro nato, é bem provável que se tornará um dos principais nomes do clube na temporada, principalmente se manter sua ótima média de gols que tem na carreira.

ALEX TELES – LATERAL ESQUERDO – 27 ANOS

Talvez a contratação mais necessária do elenco, muito por conta de que desde a saída de Patrice Evra a lateral esquerda do United passou por aproximadamente 12 nomes e nenhum rendeu satisfatoriamente bem nesse período, nomes como Blind, Rojo, Young, Darmian e vários outros atuaram na posição que hoje tem como postulantes Luke Shaw e Brandon Williams. Alex Telles chega com status de titular e com qualidade o bastante para tornar o lado esquerdo de ataque ainda mais potente com passes, cruzamentos e chutes a gol, além de ter uma boa participação em bola parada. Telles custou 15 milhões de euros aos cofres do clube e assinou contrato válido por quatro temporadas.

FACUNDO PELLISTRI – PONTA DIREITA – 18 ANOS

Trata-se se um jovem talento uruguaio de grande potencial, Facundo Pellistri completou recentemente 18 anos mas já está no time profissional do Peñarol desde o final de 2018, mas o seu grande destaque veio agora em 2020 disputando a Copa Libertadores onde atuou 5 vezes, marcou 1 gol e deu 1 assistência. Ok, isso parece pouco, mas para entender o real talento dele é necessário ver os jogos, Pellistri joga com a 10 mas atua principalmente como winger pelo lado direito, um jogador rápido e incisivo, buscar o drible ou o passe que quebra linhas, como grande falha tem a finalização que estava sendo treinada junto a Diego Forlan, que o indicou ao Manchester United. Pellistri assinou contrato até Julho de 2025, tendo a opção de estender por mais um ano e deverá ser opção no elenco principal treinado por Solskjaer mesmo sendo ainda muito jovem.

AMAD DIALLO TRAORÉ – PONTA DIREITA – 18 ANOS

Só quem acompanha base ou sabe um pouco dos feitos da Atalanta no recrutamento de jovens talentos vai saber quem é esse jovem e qual o seu real potencial. Amad Diallo é um ponta direita construtor, tem como principais atributos o drible e a velocidade, mas também consegue ter bom passe e inteligência na sua movimentação, teve poucas oportunidades no time principal da Atalanta mas na base é o grande talento dos times italianos no momento com boa média de participação em gols. Ele chegará ao Manchester United somente em Janeiro por conta do visto de trabalho, até lá temos uma boa oportunidade para observar seu talento pela Atalanta. 

DONNY VAN DE BEEK – MEIO CAMPO – 23 ANOS

Todos já conhecem Van de Beek, além de ter chegado primeiro e já mostrado parte do seu talento em campo, a maioria já havia visto ele jogar pelo Ajax na Champions League. Sem dúvidas é um meio campista de muita inteligência tática e qualidade técnica e que já pede mais espaço no time de Solskjaer. Custou 40 milhões de euros e assinou contrato até Julho de 2025.

QUAL SUA NOTA DE 0 A 10 PELAS CONTRATAÇÕES NA JANELA?

Bom, eu já havia dito anteriormente que o sucesso do Manchester United nesta janela atendia pelo nome de Jadon Sancho e este não veio, então ficará um pouco longe do 10. Também sei que até o último sábado tínhamos o risco de terminar a temporada com apenas um reforço, então está longe do 0. Frustra a demora pela chegada de reforços mas pelo menos alguns deles vieram, e Solskjaer precisava disso, então que bom que vieram Cavani, Pellistri, Telles e Diallo.
Minha nota é um 6 e explico o motivo, poderia e deveria ser bem melhor com a chegada de alguns nomes cantados pela torcida durante esse período, mas os nomes que vieram agradam, desde os mais jovens ao experiente Cavani, todos deverão ter sua parcela de contribuição no time de Solskjaer, até porque é tudo que ele terá em mãos, a contratação de um lateral esquerdo mais ofensivo era uma grande necessidade e pelo menos esse veio. Estava sujeito a dar nota 7, mas lembrei de Ed Woodward e fui obrigado a baixar um pouco mais.

Comentários