Manchester United derruba tabu em Anfield e bate o Liverpool no clássico

» O JOGO

O maior clássico da Inglaterra teve mais um episódio neste domingo. Em Anfield, Machester United e Liverpool fizeram o confronto válido pela oitava rodada da Premier League. Mal tinha passado um minuto que o árbitro Michael Oliver apitou o início da partida e o United conseguiu balançar as redes. Mbeumo e Van Dijk disputam a bola no meio campo, o atacante fica no chão mas Bruno Fernandes pega a bola na sequência. O português clareia a jogada com Diallo pelo lado direito. Amad parte para cima e dá belo passe para Mbeumo, que rapidamente levantou e se recompôs após o choque no lance anterior. Ele bate para o fundo do gol e deixa os Red Devils com a vantagem.

Se já fosse esperado que o Liverpool tivesse mais o controle do jogo em condições normais, o gol sofrido no começo do jogo só foi mais indício do que seria boa parte da primeira etapa. A equipe de Arne Slot trabalhava de pé em pé, tentando procurar espaços dentro da área do United, que por sua vez marcava em linha baixa. Na marca dos 20 minutos, Salah encontra Gakpo passando com liberdade pelo meio do ataque, o atacante chuta colocado e carimba a trave do gol de Lammens. Minutos depois, foi a vez de Bruno Fernandes acertar a trave adversária, o que podia ser a segunda assistência de Amad Diallo no clássico.

Aos 26 minutos, o Manchester United teve duas boas chances de ampliar com Mbeumo e com Mount, mas as duas oportunidades foram travadas. No minuto 33, Isak recebe lançamento de Konaté e avança em velocidade nas costas da marcação. Ele entra na área e finalza para ótima defesa de Lammens com o pé. Fora as tentativas com a bola no chão, o Liverpool insistia cada vez mais em cruzamentos a medida que o fim da primeira etapa chegava.

» SEGUNDO TEMPO

Ainda no início do segundo tempo, o Liverpool já começa indo para o campo do United. Gakpo pela segunda vez acerta a trave, em mais uma jogada onde teve liberdade para ajeitar e chutar com tranquilidade. As primeiras substituições do Manchester United vieram aos 58 minutos. Dorgu e Ugarte entraram nos lugares de Amad e Casemiro, que haviam recebido cartão amarelo momentos antes de saírem. Três minutos depois, Sesko também veio para o jogo, entrando no lugar de Mount.

Salah teve grande chance de deixar tudo igual em Anfiled no minuto 65. A bola sobra na frente dele bem na pequena área. Lammens avança para fechar o ângulo e o atacante acerta a rede pelo lado de fora. Ficando mais recuado do que devia, o United não havia produzido nasa no campo de ataque na segunda etapa, ficando na maior parte do tempo tentando destruir as jogadas dos donos da casa, que cada vez mais chegavam com perigo na área de Lammers. De tanto martelar, o Liverpool conseguiu empatar o jogo na marca dos 78 minutos. Chiesa bate cruzado na pequena área e Gakpo completa mandando para o fundo do gol.

Podia parecer que o rumo do final do clássico podia ser de pressão do Liverpool em busca de uma virada, mas as coisas viraram rapidamente quando aos 83 minutos, Bruno Fernandes manda um balão para dentro da área e Maguire sobe atrás das costas de Konaté para cabecear em direção do gol, sem chances de defesa para Mamardashvili que apenas se ajoelhou e viu a bola passar do seu lado. Estando à fente do placar novamente, agora sim que os jogadores do United estacionaram um ônibus na frente do gol de Lammers. Depois de longos oito minutos, o Manchester United vence o clássico em Anfiled.

Detalhes

Escalações

Liverpool: Mamardashvili; Bradley (Wirtz 62′), Konaté, Van Dijk e Kerkez; Gravenberch (Jones 62′), Mac Allister (Ekitiké 62′) e Szoboszlai; Gakpo, Salah (Frimbong 85) e Isak (Chiesa 72′)

Manchester United: Lammens; De Ligt, Maguire e Shaw (Yoro 85′); Diallo (Dorgu 58′), Casemiro (Ugarte 58′), Bruno Fernandes (Mainoo 85′) e Dalot; Matheus Cunha, Mbeumo e Mason Mount (Sesko 61′)

Gols

Liverpool: Gakpo (78′)

Manchester United: Mbeumo (1′) e Maguire (83′)

Cartões Amarelo

Manchester United: Diallo (52′) e Casemiro (57′)

Comentários