Éverton Ribeiro e Baines: O que o United ganharia com eles ? No que a janela de inverno poderia ajudar o United na recuperação ?

Todos nós sabemos que os clubes ingleses não tem o hábito de contratar muitos jogadores na janela de inverno. Porém, o Machester United precisa de jogadores com ares novos, a janela de transferências de inverno está chegando. E com a proximidade dela, cada vez mais se especulam nomes para alguns clubes. Com o Manchester United precisando de novos jogadores para dar um ar diferente a equipe, surgiram nomes como Éverton Ribeiro, atualmente no Cruzeiro e LeightonBaines, atualmente no Everton, ex-clube do nosso David Moyes.

Mas caso esses boatos se confirmem, o que o United ganharia com eles? Seriam boas contratações? O United teria retorno com eles no plantel?

Vamos começar pelo meia brasileiro Everton Ribeiro. Tem 24 anos, nascido em Arujá, interior de São Paulo. Começou como lateral esquerdo nas categorias de base do Corinthians. Muito ágil e habilidoso, o jovem jogador chamou a atenção com seus dribles velozes e chutes precisos de fora da área – características que lhe garantiram uma vaga no elenco profissional do Corinthians. Apesar de não ter tido chances no clube que o revelou, para Éverton, lá ele ganhou “estrutura para crescer”.

Como não tinha muito espaço no elenco principal, em 2008 foi emprestado para o São Caetano e em 2009 fez parte da Seleção Brasileira Sub-20 que conquistaria o Sul Ameriacano Sub-20 daquele ano. Em 2011, acertou sua transferência para o Coritiba, time onde ele teria um grande destaque e ganharia conhecimento nacional.

O ano de 2012 foi muito produtivo para o Éverton. Marcou 9 gols na temporada pelo Coxa, inclusive um decisivo na semi-final da Copa do Brasil contra o São Paulo, que levaria o time paranaense a final contra o Palmeiras naquela ocasião.

No início deste ano (2013) o Cruzeiro desembolsou R$ 4 milhões para tirá-lo do Coritiba. Foi um dos principais nomes (se não o principal) do Cruzeiro na conquista do Brasileirão 2013 para a Raposa, e devido às boas apresentações deixou o técnico David Moyes “encantado” com seu futebol. Foi eleito o craque do Brasileirão 2013.

Em minha opinião, Éverton Ribeiro pode ser um nome para se apostar no United, assim como o Liverpool fez com o Phelippe Coutinho, mas não será o suficiente para melhorar nossos problemas. Nosso problema é do meio para trás, em minha opinião. O Éverton daria uma melhor qualidade no passe e movimentação no meio do United, já que ele é veloz. Já que Nani, Valencia e Young não estão no seu mais alto nível de futebol, seria legal apostar no brasileiro, mas como eu falei, ele não será suficiente para suprir as nossas necessidades técnicas. Iria se dar bem com o Carrick, já que o Carrick tem uma saída de bola excelente. Então, se o United o contratasse, não seria uma má contratação, em minha opinião.

Vamos falar um pouco sobre Leigton Baines. Um pouco menos, já que conhecem um pouco mais a história dele por acompanharmos a tempos na Premier League. Baines atualmente joga no Everton e por conta de David Moyes já o conhecer desde que o contratou junto ao Wigan, o escocês gostaria de contar com o lateral inglês desde sua vinda no início da temporada para o United.

Leighton Baines tem 29 anos (completará no dia 11/12, quarta feira), nascido em Kirkby – Reino Unido, atua na lateral esquerda. Começou a carreira no Wigan, foi campeão da Second Division na temporada 2002/2003 e finalista da Npower Championship e da Copa da Liga Inglesa em 2006. Em 2007, depois de ter chamado a atenção de David Moyes, o escocês o contratou e no Everton, ele chegou à final da FA Cup 2008/2009 e conquistou uma vaga na Seleção Inglesa em 2010. Foi o lateral reserva na Eurocopa de 2012.

Baines fez uma temporada fantástica no ano passado, mas como o Everton não teve gás pra manter o pique até o final da temporada, acabou perdendo a vaga na Champions League 13/14. É considerado um dos melhores laterais do mundo, e não é só cobiçado pelo United, também pelo Bayern de Munique. É um lateral que bate muito bem na bola e que apoia o ataque com perfeição, mas também é muito bom defensivamente. É um lateral completo. Porém ele não é dos mais jovens. Precisamos, é dar uma renovada na defesa, e Baines já tem quase 30 anos. Sem falar que ainda temos no elenco Evra, Fábio e Büttner que atuam na mesma posição. Moyes poderia repensar um pouco essa contratação.

Quando acabou a temporada 12/13 estávamos ainda extasiados pela conquista do 20ª título nacional. Eu sempre falei que gostaria de ver o United com Hummels e Vidic atrás e Vidal e Carrick. Ai você fala “Que retranqueiro você é Pedro”, mas pensem comigo amigos. Como o Vidal e o Carrick têm uma qualidade de passe incrível, poderiam jogar um pouco mais avançado, dando apoio para os meias e eles poderiam se alternar entre 1º e 2º volante. Entendo que é quase impossível tirar Vidal e Hummels de seus clubes, ainda mais na janela de inverno, já que Hummels tem contrato até 2017 com o Borussia Dortmund e Vidal tem também até 2017 com a Juventus.

O que sabemos é que Ed Woodward falou que os cofres estarão abertos caso o Moyes queria contratar. Todos nós sabemos que nós precisamos de novos nomes. Só nos resta saber se ele vai saber contratar e se ele não contratará novos “Fellaini’s”para o United.

Por Pedro Carvalho
www.mufcbr.com

Comentários