OFICIAL: José Mourinho é demitido do Manchester United


Após 936 dias, a era do José Mourinho chegou ao fim no Manchester United, o clube anunciou que técnico português deixou o comando da equipe de forma imediata, além de informar que um técnico interino será mantido até o final da temporada, enquanto irá analisar nomes para que um novo técnico seja anunciado para dirigir o elenco a partir da temporada 2019/2020.

» A CHEGADA

José Mourinho foi anunciado como novo técnico do Manchester United, no dia 27/05/2016, apenas 4 dias após o clube anunciar que Louis van Gaal deixaria o comando do clube. O português havia sido demitido do Chelsea, no dia 17/12/2015, após um péssimo início de temporada, além do péssimo relacionamento com vários jogadores do clube londrino.

» CONQUISTAS

Na sua primeira partida oficial, o “Special One” conquistou a Community Shield de 2016, após vencer o Leicester City por 2×1. Ainda durante a temporada 2016/2017, José Mourinho conquistou dois outros títulos com o United, a Copa da Liga ao vencer o Southampton por 3×2 e a inédita conquista da Europa League, quando venceu o Ajax por 2×0. As três conquistas no primeiro ano, fizeram com que os torcedores sonhassem com a volta das grandes conquistas, contudo esses foram os únicos títulos conquistado pelo português.

» DESCONTENTAMENTO

José Mourinho é conhecido por ser um técnico vencedor, arrogante e que joga de forma defensiva, e assim foi no United, conquistou títulos, foi arrogante em diversos momentos e fez com que o United praticasse um péssimo futebol, chegando ao ponto das pessoas falarem que o Old Trafford, conhecido como “Teatro dos Sonhos”, fosse chamado de “Teatro dos Pesadelos”. O esquema de jogo, a insistência em jogadores fracos e briga com jogadores, fizeram com o que a torcida e principalmente o elenco começassem a perder o respeito pelo português.

Jogadores como: Valencia, Bailly, Lindelöf, Shaw, Mkhitaryan (trocado pelo Alexis Sánchez), Pogba, Lukaku, Martial e Alexis Sánchez, tivessem diversos problemas com o português, Pogba inclusive foi barrado nos últimos jogos, além de ter perdido a braçadeira de capitão no início da temporada. O rendimento do clube, até o momento, é o pior desde a temporada 1989/1990, estando 19 pontos distantes do líder e 11 do 4º colocado.

Mourinho comandou o United em 144 partidas, conquistando 84 vitórias, 32 empates e 28 derrotas, marcou 244 gols e sofreu 121, com um aproveitamento de 65,7%. O português tinha contrato até 2020, portanto irá receber 22,5 milhões de libras por quebra de contrato.

Comentários