Rafael: Me disseram que Van Gaal não gostava de jogadores brasileiros

Atualmente no Lyon, o brasileiro Rafael, ex-Manchester United, concedeu entrevista para a ESPN do Reino Unido e falou sobre sua relação conturbada com Louis van Gaal. Desde 2015 na França, Rafael lembra o quão infeliz foi sua vida no United após a chegada de Louis van Gaal:

“Quando van Gaal foi anunciado, quatro ou cinco pessoas, incluindo jogadores, me chamaram e disseram que ele não gostava de jogadores brasileiros. Eles me mostraram o que tinha acontecido com Rivaldo no Barcelona, mas não acreditei muito.” disse Rafael. 

Louis van Gaal e Rafael chegando no Old Trafford

Após a chegada de Van Gaal, em 2014, Rafael atuou nos seis primeiros jogos da Premier League daquela temporada, entre setembro e outubro. Mas, após uma lesão que o afastou dos gramados por 2 meses, ele jogou apenas mais uma vez. Foi numa partida da FA Cup diante do Yeovil Town, em janeiro de 2015. Outra lesão o fez ser substituído no intervalo daquela partida.

Após esse jogo, o técnico chamou o jogador brasileiro em seu escritório e Rafael detalha:

“Van Gaal me chamou no seu escritório e disse: ‘Você pode ir embora’. “O encontro durou apenas um minuto. Foi isso: ‘Você pode ir embora.’ Demorou um tempo pra mim deixar o clube, mas eu estava desesperado para sair quando saí, e isso me entristece porque eu amava o Manchester United. Van Gaal não é um técnico ruim, mas eu não gostava de seu caráter.”

O lateral relembra um confronto que teve com o técnico holandês na cantina do clube:

“Um dia, eu estava na cantina do clube. Van Gaal sempre falava conosco todos os dias após as refeições. Lesionei a cabeça no jogo contra o Yeovil, um dos poucos jogos que tive na temporada, e eu estava tocando o machucado. Após três ou quatro segundos, ele tocou minha cabeça e disse: ‘Porquê você não me respeita?’. Eu levantei e disse: ‘Eu sempre respeito você. Nunca te desrespeitei.’ Eu sou calmo, mas fiquei com raiva. Não tinha feito nada de errado. Valencia depois me disse: ‘Você não vai mais jogar.’ Os jogadores não confrontavam Van Gaal. Valencia estava certo; eu raramente joguei de novo. Amo o Manchester United, mas estava desesperado para sair. E apenas um homem foi o causador disso porque eu amava absolutamente tudo lá. Porém, não aguentava mais ele.”

Rafael comemorando seu gol marcado diante do Liverpool, no Anfield

Rafael chegou ao Manchester United em Janeiro de 2008 e deixou o clube em Agosto de 2015. Querido pela torcida e por Sir Alex Ferguson, o brasileiro atuou 176 vezes pelo clube, realizando 15 assistências e marcando 6 gols, um deles contra o Liverpool no Anfield. Em sua passagem pelo Maior da Inglaterra, Rafael conquistou 3 títulos da Premier League (2008/2009, 2010/2011 e 2012/2013), uma Copa da Liga (2009/2010), 3 Supercopas da Inglaterra (2008, 2011 e 2013) e o Mundial da Clubes da FIFA em 2008.

Comentários